Prefeito Pedro Almeida inaugura o Hospital Dia da Criança

Unidade, que fica junto ao Hospital Municipal, promoverá um atendimento qualificado e humanizado às crianças. Os serviços funcionarão 24 horas e serão abertos à comunidade às 7h desta sexta-feira (4)

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, entregou na manhã desta quinta-feira (3) o Hospital Dia da Criança. A unidade foi projetada e equipada para oferecer um atendimento qualificado e humanizado às crianças e representa um marco para a Saúde de Passo Fundo. Os serviços funcionarão 24 horas e serão abertos à comunidade às 7h desta sexta-feira (4).

“Esse é um momento muito importante para a cidade e a população. O Hospital Dia da Criança representa o cuidado com as nossas crianças e um atendimento especializado. Ele envolve um olhar especial sobre o Hospital Municipal, que já avançou muito nos últimos anos e receberá ainda mais investimentos para atender a população de forma qualificada, e vai garantir que as crianças sejam acolhidas. Esse era um compromisso que assumimos e estamos cumprindo”, afirmou o prefeito.

O Hospital Dia da Criança fica junto ao Hospital Municipal e tem uma área de 650 metros quadrados. A estrutura contempla sala de espera, sala de triagem, sala vermelha, quatro consultórios, duas salas de observação com capacidade total de sete leitos quarto de isolamento e ambientes de apoio para o funcionamento da área. Todos os espaços foram planejados para acolher as crianças, contribuindo com uma melhor aceitação ao tratamento e a adaptação ao ambiente hospitalar.

A unidade será destinada a consultas e internações curtas de baixa complexidade e, conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, ampliará significativamente a capacidade de atendimentos pediátricos.. “Passamos de um momento pré-pandêmico, quando fazíamos um atendimento de 650 crianças por mês, para um atendimento pós-pandêmico com uma média de quase três mil crianças atendidas mensalmente. Então, nos precisávamos de um local qualificado para esse tipo de atendimento e que pudesse aumentar o número de crianças atendidas simultaneamente. Antes, conseguíamos atender 4 crianças ao mesmo tempo e, com a nova estrutura, subiremos para 15”, explicou.

Os serviços contarão com 34 médicos e uma equipe de enfermagem composta por 20 profissionais, que atuarão em escala. A secretária de Saúde lembra os esforços aplicados pelo Município para o fechamento das horas de atendimento à população. “Realizamos inúmeros concursos para pediatras, inclusive, oferecendo um valor superior por hora de trabalho. Além disso, o Município conseguiu tornar lei a possibilidade de clínicos gerais e médicos da família poderem fazer plantão no Pronto Atendimento. Isso vai permitir uma escala completa no Hospital Dia da Criança”, pontuou.

O diretor do Hospital Municipal, Roger Teixeira Borges, enfatizou a importância do Hospital Dia da Criança para um cuidado específico. “É um compromisso da gestão com a saúde e com a nossa população. A implementação do Hospital Dia da Criança é uma realidade que confirma a atenção com a qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Recuperação do Hospital Municipal
O Hospital Dia da Criança faz parte de um grande projeto de revitalização do Hospital Municipal, que recebeu investimentos com recursos próprios do município, verbas do governo do Estado e recursos de emendas estaduais e federais, e deverá ser concluído em 2024. O custo integral somará R$ 16 milhões.

As obras de recuperação total tiveram início em 2018. Confira o que já foi feito, o que está em andamento e o que iniciará em breve:

1ª etapa – concluída
Reforma e ampliação dos setores de apoio logístico, central de gases medicinais e abrigo de resíduos; requalificação do passeio público; do estacionamento e das fachadas; entrega do setor de enfermaria.

2ª etapa – concluída
Nova emergência.

3ª etapa – concluída
Hospital da Criança; reforma do telhado do bloco cirúrgico.

4ª etapa – em andamento
Reforma e ampliação do Centro de Diagnóstico.

5ª etapa – em andamento
Ampliação do setor administrativo e da farmácia interna.
6ª etapa – em andamento
Ampliação dos setores de apoio logístico; gerador.

7ª etapa – início previsto para novembro
Reforma do Centro Cirúrgico, Central de Materiais esterilizados e Agência Transfusional.

8ª etapa – início previsto para novembro
Reforma da ala de internação e telhado.

9ª etapa – início previsto para novembro
Reforma dos setores de serviço, nutrição e dietética, almoxarifado, arquivo e manutenção.

10ª etapa – início previsto para novembro
Reforma do ambulatório e laboratório de análises clínicas.

Como fica o Cais São Cristóvão
O Pronto Atendimento Pediátrico estava operando de forma temporária no Cais São Cristóvão. Agora, os serviços às crianças serão realizados no Hospital Dia da Criança. Devido à transferência de equipamentos, o Cais não funcionará a partir das 13h desta quinta-feira (3).

O local será readaptado para o retorno dos atendimentos habituais a toda população no dia 14 de novembro, nas áreas de clínica geral, cardiologia, vascular, ginecologia, farmácia e vacinação.