Programa da Prefeitura auxilia crianças com dificuldades de audição

O Sons do Mundo é direcionado a alunos da rede municipal de 3 a 8 anos

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Ritinha passaram, nesta terça-feira, por um teste de audição. A ação faz parte do programa Sons do Mundo, da Prefeitura de Passo Fundo, que busca identificar crianças de 3 a 8 anos com deficiências auditivas na rede municipal e assegurar que recebam o acompanhamento necessário.

As triagens do programa nas escolas serão intensificadas a partir de agora, com a compra de equipamentos de emissões otoacústicas pelo Município. Quando é detectado que a criança está com a audição anormal, ela é encaminhada para a audiometria convencional.

Conforme explica a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o encaminhamento dado a cada criança depende do grau de deficiência auditiva. “Muitas vezes uma solução simples como alterar a posição da criança na sala de aula já ajuda na solução do problema. Em outras situações, há necessidade de tratamento com fonoaudiólogo ou de reabilitação, colocação de aparelho de audição ou implante coclear”, explica.

O prefeito Pedro Almeida destaca que a iniciativa fortalece o Teste da Orelhinha e outras ações da Prefeitura de cuidado com as crianças, como o Olhar de Criança. Ele lembra ainda que poucos municípios possuem esse teste de acuidade nas escolas. “Avançamos no enfrentamento de condições que podem prejudicar o desempenho dos alunos em sala de aula. Temos certeza de que o programa Sons do Mundo fará a diferença na vida de muitas crianças, da mesma maneira que o Olhar de Criança e os óculos viabilizados pela Prefeitura”, afirmou Pedro.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou que os programas Sons do Mundo e Olhar de Criança são necessários para o desenvolvimento das crianças. “O processo de aprendizagem tem grande sustentação na oralidade: é alguém que fala para expressar o que sabe e alguém que escuta para compreender as situações. Então, o Sons do Mundo vem para criar condições para que os alunos aprendam mais, sendo somado ao Olhar de Criança na identificação, no tratamento e no acompanhamento de deficiências”, avaliou.

Público-alvo
O programa Sons do Mundo tem o objetivo de preencher a lacuna que possa existir entre crianças que realizaram o Teste da Orelhinha quando nasceram e crianças que estão em idade escolar e que, por algum motivo, possam ter desenvolvido déficit auditivo. Dessa forma, abrange as crianças da rede municipal de ensino que têm entre 3 a 8 anos.

Triagem e atendimento especializado
Os alunos são triados nas escolas por fonoaudiólogos, conforme cronograma pré-definido, com avaliação clínica, otoscopia e aplicação do teste de emissões otoacústicas. Em caso de detecção de alterações, a criança é encaminhada para atendimento especializado e realização de audiometria convencional.

Programa com muitas ações
O programa Sons do Mundo acontece em três frentes principais: a implementação de ações para promover a saúde auditiva nas escolas municipais, com enfoque em orientações de professores e pais sobre detecção de prevenção de problemas à audição; o estímulo e a observação do comportamento da criança frente aos estímulos sonoros do ambiente e os aspectos referentes à linguagem e fala como indicadores do desenvolvimento infantil durante as atividades do dia a dia; e a realização de triagem auditiva nas escolas para posterior encaminhamento para avaliação formal em audiometria convencional.