Passo Fundo sedia capacitação para profissionais de Saúde voltada à hanseníase

O objetivo é promover a capacitação para atendimentos de pessoas com a doença.

Passo Fundo está sediando, entre esta terça (11) e quarta-feira (12), a Oficina de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase, que reúne profissionais da Saúde de municípios de toda a região. O objetivo é promover a capacitação para atendimentos de pessoas com a doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, conhecida há mais de quatro mil anos. O Brasil é o 2º país do mundo em número de novos casos. É uma doença que atinge, principalmente, a pele, mucosas e nervos periféricos e provoca sintomas como manchas na pele (brancas, avermelhadas e ou amarronzadas) com perda da sensibilidade térmica (calor e ou frio) e da dor. Pode trazer também perda de pelos e do suor, sensação de formigamento e fisgadas nas mãos e pés, entre outros sinais.


O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Passo Fundo está se capacitando para o diagnóstico e tratamento de hanseníase. Em novembro de 2022, a infectologista dra. Clarissa Olenksinski e a enfermeira Carla Thomassetto da Silva estiveram no serviço de referência do Estado, o Ambulatório de Dermatologia Sanitária, em Porto Alegre, para aperfeiçoamentos referentes à doença.

Em média, o município tem quatro pacientes em tratamento ao ano. Antes da capacitação, as consultas aconteciam em Porto Alegre uma vez por mês. Hoje, os novos pacientes não precisam mais se deslocar até a capital para receber o tratamento adequado, sendo atendidos na rede municipal de Passo Fundo.