Vacinação contra a gripe será estendida para mais grupos a partir da próxima semana

Além das pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde, poderão ser vacinados os profissionais da área da educação, povos indígenas, gestantes e puérperas

A vacinação contra a gripe será ampliada para mais grupos a partir da próxima segunda-feira (18). Além das pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde, poderão ser vacinados os profissionais da área da educação, povos indígenas, gestantes e puérperas.
Ao falar sobre a importância da vacinação anual, a secretária de Saúde, Cristine Pilati, destacou que a vacina é atualizada com as cepas que estão em maior circulação. “O vírus da gripe consegue se modificar frequentemente. Sendo assim, a população deve fazer o reforço todos os anos. Conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas Influenza trivalentes utilizadas no Brasil desde fevereiro deste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo Influenza A Victoria (H1N1), Influenza A Darwin (H3N2), Influenza B Áustria, linhagem B Victoria”, mencionou.
Até o momento, conforme registra a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a procura pela vacina é baixa. "Completamos duas semanas de campanha e, até o momento, tivemos somente 20% dos idosos e 30% dos trabalhadores da saúde vacinados. Temos como meta vacinar 90% das populações de cada grupo", identificou.
A vacinação das crianças de seis meses até cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) será iniciada em 25 de abril, junto com a da tríplice viral. A partir desta data, os pais ou responsáveis poderão levá-las até as unidades de saúde com a carteirinha de imunização.

Proteção individual e coletiva
A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de amenizar a sobrecarga sobre os serviços de saúde. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a doença foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de diminuir internações, complicações e óbitos nas populações-alvo.

Locais de vacinação
Ambulatório de Especialidades
Cais Hípica
Cais Boqueirão
Cais Vila Luíza
ESF Adriana Lírio
ESF São José
ESF São Luiz Gonzaga
ESF Adolfo Groth
ESF Donária / Santa Marta
ESF Mattos
ESF Nenê Graeff
ESF Jerônimo Coelho
ESF Planaltina
ESF São Cristóvão
ESF Valinhos
ESF Ricci
ESF Zachia
ESF Adirbal Corralo
ESF Jaboticabal
ESF Caic Edu Azambuja
UBS Parque Farroupilha
UBS Ivo Ferreira
UBS Jardim América
UBS Vila Nova / Santa Maria
UBS, ESF e Ambulatórios funcionam das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Já os Cais, das 8h às 16h.


Trabalhadores da Saúde também podem ser vacinados na Central de Vacinas, que funciona na Rua Uruguai, 667, Centro, das 8h às 17h30.


Lembrando que, para os profissionais da saúde, acontece simultaneamente à vacinação contra a tríplice viral. Para receber a vacina, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

Agendamento para pessoas acamadas
O município estima o começo da vacinação para as pessoas acamadas em 18 de abril. Os agendamentos para as equipes de saúde irem até os domicílios podem ser feitos pelo telefone 54 3316-1026.

Vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a Influenza. Nestas situações, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.