Prefeitura reúne gestantes acompanhadas pelo Meu Bebê, Meu Tesouro

Encontro contou com orientações sobre a saúde das gestantes e dos bebês, além da entrega de kit de enxoval

"Para mim e, com certeza, para todas as crianças, está sendo muito importante. O programa Meu bebê, Meu Tesouro está me dando muito apoio e é a melhor coisa que poderia ter seido oferecida", afirma Alana Matias, de 24 anos, que está à espera da Maysa.
Alana é uma das gestantes que participam do programa Meu Bebê, Meu Tesouro e que estiveram presentes em um encontro promovido pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira (6). A iniciativa contou com uma conversa sobre saúde e a entrega do kit de enxoval e de fotografias feitas no Dia da Gestante.
O prefeito, Pedro Almeida, destacou a importância do cuidado integral, com atendimentos em saúde e o acolhimento às mulheres. "O Meu Bebê, Meu Tesouro significa o apoio às gestantes e um acompanhamento efetivo com consultas, exames, o morfológico e o teste do pezinho. Também busca acolhê-las neste momento para que fortaleça o vínculo delas com as crianças. Sem dúvidas, é um dos programas mais importantes do Município porque cuida das pessoas com carinho e sensibilidade", disse.
O programa Meu Bebê, Meu Tesouro  atende, por intermédio das unidades de saúde, gestantes que realizam o pré-natal pelo SUS e apresentam algum fator de risco. Elas recebem atendimentos durante a gestação e o primeiro ano de vida do bebê.
O programa oferece encontros mensais para orientações em relação à gravidez, amamentação e cuidados com o bebê, consultas, exames, visitas domiciliares e demais atendimentos necessários em cada caso. Além disso, disponibiliza às mães um kit de enxoval para o bebê com vários itens, salão de beleza e fotografia artística no Dia da Gestante, transporte na saída da maternidade para o domicílio e cestas básicas durante três meses após o nascimento.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a iniciativa tem como principal objetivo a redução da taxa de mortalidade infantil. “O programa é voltado ao fortalecimento dos laços profundos do binômio mãe e filho, atendendo gestantes em vulnerabilidade e impactando diretamente na redução na mortalidade. A mortalidade infantil é um dos principais problemas enfrentados no Brasil e a solução está em implantar políticas públicas efetivas, ampliando e fortalecendo a rede primária de saúde”, afirmou.

Exame morfológico
Em 2021, o programa passou por uma transformação, com a inclusão de mais ações. Uma das principais novidades é o exame morfológico, que permite avaliar a adequada formação do bebê.
Stefani dos Santos de Camargo está com 22 semanas de gestação e conseguiu fazer o exame morfológico nesta semana, confirmando o sexo do bebê e garantindo que o desenvolvimento do filho está correndo de forma adequada. "Fiquei muito feliz quando fui atendida no Cais Vila Luiza e soube que a Prefeitura está disponibilizando esse exame. Na rede particular eu já tinha pesquisa e é bem caro. Fico bem mais tranquila sabendo que está tudo bem com o bebê", disse ela, que aguarda a chegada de Anthony para o mês de julho.

Fotos: Michel Sanderi