Hospital Municipal: prefeito Pedro apresenta instalações da Nova Emergência em visita técnica

Reforma e ampliação da estrutura física da instituição vai garantir mais conforto e qualidade nos atendimentos prestados pelo Município à população. Com a finalização das obras, Prefeitura aguarda composição das equipes de profissionais para abrir a Nova Emergência ao público

“A Nova Emergência é resultado de um trabalho articulado e promovido com o objetivo de garantir melhorias na prestação do serviço em saúde oferecido pelo Hospital Municipal a nossa população. É um projeto que vai refletir diretamente na qualidade dos atendimentos e no futuro da instituição”, declarou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, na manhã desta quinta-feira (07), ao conduzir a imprensa e os diretores dos hospitais do município em uma visita técnica às instalações da Nova Emergência do Hospital Beneficente Dr. César Santos.

Pedro aproveitou a atividade para mostrar e explicar o funcionamento da Nova Emergência, resgatando os esforços administrativos que permitiram a realização da obra, entre recursos próprios e captados junto aos governos Estadual e Federal. De acordo com o prefeito, a reforma e a ampliação do Hospital Municipal asseguram o atendimento da demanda instalada na instituição que, segundo Pedro, aumentou durante a pandemia. “O Hospital Municipal tem sido cada vez mais procurado pela comunidade, que encontra aqui um atendimento com resolutividade. Isso contribui para desafogar as emergências dos hospitais de Clínicas e São Vicente de Paulo e reforça o compromisso do Município com a constante qualificação dos serviços em saúde promovidos pela Prefeitura”, argumentou, comentando que antes da pandemia, a média diária de atendimentos era de 180 pessoas. “Agora, o Hospital tem registrado uma procura superior a 300 pessoas diariamente. A Nova Emergência vai comportar esse crescimento dando qualidade e mais comodidade aos pacientes”.

Novos consultórios e leitos de observação
Segundo o diretor-Geral do Hospital Municipal, Roger Teixeira Borges, a obra de reforma e ampliação da instituição compreende uma área de 757 m², além da modernização dos equipamentos e da estrutura de atendimentos. “São novos leitos de observação adulto, poltronas de observação, leitos de isolamento, seis novos consultórios, salas de apoio e de espera e a formatação de um fluxo de atendimento para garantir mais agilidade no serviço prestado. A Nova Emergência vai ter capacidade de acolher com mais conforto e segurança os pacientes”, defendeu ele.

Conforme o prefeito Pedro, além da parte estrutural, a Nova Emergência também conta com equipamentos com alta tecnologia embarcada. “São investimentos que somam cerca de R$ 500 mil e que contribuem para aperfeiçoar o Hospital Municipal, dando condições técnicas e instrumentais para os profissionais médicos e clínicos desempenharem suas funções com maior resolutividade”, observou, citando, por exemplo, a aquisição de camas elétricas, a instalação de móveis sob medida, novos computadores e monitores multi-parâmetros, bombas de infusão, cardioversores, aparelhos móveis de raio-x e ultrassonografia.

Captação de recursos
Nos últimos anos, foram investidos no Hospital Municipal R$ 8 milhões captados na gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo, que permitiram revitalizar a fachada e dar condições estruturais ao prédio, além de nova ala do centro de diagnóstico. Nesta etapa atual, estão sendo investidos cerca de R$ 16 milhões (entre recursos próprios, do Estado, verba federal e emendas parlamentares), incluindo a obra da nova emergência e do Hospital da Criança, bloco cirúrgico, novos leitos e central de materiais esterilizados.

Pedro Almeida lembrou da iniciativa do ex-prefeito Luciano Azevedo em priorizar ações que beneficiassem o Hospital, valorizando e reconhecendo a instituição como uma importante estrutura pública de saúde. “Sem o entendimento do ex-prefeito Luciano de que o Hospital Municipal deveria ser qualificado, estes grandes investimentos talvez ainda fossem demorar mais alguns anos para serem feitos”, avaliou Pedro.

Entre os recursos captados para a execução das obras da Nova Emergência, estão verbas parlamentares dos deputados Carlos Gomes, João Derly e Luís Carlos Busato, Giovani Cherini, Danrlei de Deus, Ubiratan Sanderson, Marcel Van Hattem, Bibo Nunes, Osmar Terra, Covatti Filho, Nereu Crispim, Gilberto Capoani, Mateus Wesp e Elizandro Sabino e do senador, Lasier Martins.