Secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, visita o Hospital Municipal e avalia a gestão em saúde do Município

Em passagem por Passo Fundo, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, visitou o Hospital Municipal na manhã desta quarta-feira (22). Além de conhecer a estrutura da nova emergência e o espaço […]

Em passagem por Passo Fundo, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, visitou o Hospital Municipal na manhã desta quarta-feira (22). Além de conhecer a estrutura da nova emergência e o espaço em que será implementado o Hospital da Criança, ela fez uma avaliação da gestão em saúde do Município, afirmando que todos esforços da Prefeitura para qualificar os serviços são referência para as demais cidades gaúchas.

“Encontramos aqui uma estrutura de primeiro mundo, não só do ponto de vista dos equipamentos e funcionalidade, mas do ponto de vista tecnológico e de equipe de trabalho. A cidade está de parabéns pela gestão em saúde. Estamos celebrando um governo que faz a diferença na vida das pessoas”, disse.

O Hospital Municipal passa pela maior obra de sua história, que deverá restaurar todos os setores. Conforme o prefeito, Pedro Almeida, são destaques no projeto a nova emergência, que foi aberta para os atendimentos nesta semana, e o Hospital da Criança, que está em construção. “São investimentos têm como objetivo melhorar e ampliar os serviços prestados à população. Sem dúvidas, a nova emergência era uma das principais necessidades e, agora, ela conta com toda a estrutura e equipamentos que otimizam o trabalho dos profissionais de saúde e promovem um melhor acolhimento para as pessoas que precisam dos atendimentos”, afirmou, enfatizando que a estrutura em que a antiga emergência funcionava poderá ser utilizado para o Hospital da Criança, que vai atender exclusivamente a pediatria.

As obras de recuperação do hospital tiveram início em 2018. A execução de todo o projeto deverá acontecer até 2024. No ano passado, foram captados os recursos que deram condições para a restauração de todo o complexo hospitalar.

No total, estão sendo investidos nas obras cerca de R$ 20 milhões. Desse valor, R$ 9,1 milhões são oriundos do Governo do Estado pelo programa Avançar. Conforme Arita, esse é um dos maiores investimentos estaduais numa obra de hospital público em todo o território gaúcho. “A gestão municipal mostrou que esse recurso será muito bem aplicado. Considerando o investimento que o Município fez na nova emergência, é um complemento para a qualificação do equipamento público”, afirmou, enfatizando que a cidade já recebeu R$ 26 milhões pelo Avançar em diversas áreas.

A visita de Arita e de sua equipe técnica foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, pelo diretor-geral do Hospital Municipal, Roger Teixeira Borges, pelo diretor-técnico, Diego de Farias, e pela coordenadora de Enfermagem, Keli Andreetta.

Foto: Michel Sanderi