Hospital Municipal promove capacitação com recepcionistas e porteiros para qualificar atendimento

Para aprimorar o atendimento e acolhimento no Hospital Beneficente César Santos (HBCS), a Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Escola das Profissões, está promovendo a qualificação de 30 funcionários dos […]

Para aprimorar o atendimento e acolhimento no Hospital Beneficente César Santos (HBCS), a Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Escola das Profissões, está promovendo a qualificação de 30 funcionários dos setores de recepção e portaria. A capacitação, iniciada na gestão do prefeito Pedro Almeida, faz parte do planejamento estratégico do hospital até 2030 e busca desenvolver práticas de acolhimento e atendimento, além de oferecer treinamento em informática. O curso será realizado ao longo dos próximos 60 dias, com aulas teóricas e práticas distribuídas em duas sessões semanais.

As aulas ocorrerão tanto no hospital quanto nas dependências da Escola das Profissões, que disponibilizará seu laboratório de informática para os módulos focados em tecnologia. Esta é a primeira de uma série de capacitações planejadas em parceria com a instituição. Outras ações voltadas à capacitação dos colaboradores da instituição também ocorrem visando questões técnicas da assistência à saúde e desenvolvimento organizacional.

Segundo o diretor do HBCS, Luis Schneiders, esse projeto representa um marco no aprimoramento dos serviços prestados. “Hoje iniciamos o trabalho com a equipe da portaria e recepção, promovendo um curso focado no acolhimento e na informática. Esse esforço se alinha ao planejamento estratégico, que busca melhorar os processos de trabalho e oferecer um atendimento mais resolutivo, sempre com foco no cuidado com os profissionais e na qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou.

O treinamento, que integra o cronograma de capacitações iniciado em maio deste ano, já contou com ações voltadas aos setores de enfermagem e assistência médica. O planejamento estratégico, elaborado em junho com a participação de colaboradores, prevê o contínuo aperfeiçoamento de todas as áreas do hospital.

Schneiders destacou ainda a importância da parceria com instituições locais, como a Faculdade FISEP, Atitus Educação e a Universidade de Passo Fundo (UPF), que têm colaborado para o desenvolvimento de projetos focados no autocuidado dos profissionais de saúde. "Buscamos sempre olhar para o ser humano antes do profissional, e essa capacitação é mais uma oportunidade de proporcionar um aprendizado de qualidade, que se refletirá no atendimento à nossa comunidade. Essas iniciativas reforçam o compromisso do HBCS com a excelência em saúde, proporcionando aos profissionais as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento e impactando diretamente na qualidade do atendimento prestado à população de Passo Fundo", finalizou.