Prefeitura organiza Operação Inverno para reforçar os atendimentos em Saúde

Mobilização busca desafogar as emergências dos hospitais no período que costuma ser o mais crítico do ano

O prefeito Pedro Almeida reuniu a coordenação de saúde do Município nesta sexta-feira (3) para conferir os números de atendimentos realizados na rede e tratar da Operação Inverno. Organizando a mobilização que prepara ações para o período mais crítico do ano, a Prefeitura já reforçou os serviços de atenção primária a fim de desafogar as emergências dos hospitais e atender a população. O Cais Fragomeni e o Ambulatório de Especialidades estão funcionando com horários ampliados para serviços de pronto atendimento até as 22h, de segunda a sexta-feira.

Neste momento em que as emergências dos hospitais enfrentam alta procura, é fundamental que as estruturas de saúde estejam preparadas para absorver parte da demanda, conforme destaca o prefeito Pedro. “A nova emergência do Hospital Municipal tem, desde a sua inauguração, ajudado muito a desafogar os demais hospitais. O Cais e o Ambulatório com horários ampliados também têm sido importantes como alternativas de atendimento para a população”, afirmou o prefeito, acrescentando que a Saúde é um desafio constante.

Além de desafogar o fluxo no Hospital Municipal, os horários ampliados representam opções mais acessíveis para consultas e atendimentos médicos fora do horário convencional. Segundo a secretária de Saúde, Cristine Pilati, essa iniciativa busca facilitar o acesso aos serviços de saúde de forma mais ampla e eficiente para a população. “Para aqueles que necessitam de atendimento durante o dia, a orientação é buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Existem mais de 40 distribuídas nos bairros e na região central da cidade. Já para atendimentos noturnos e nos finais de semana, o Cais São Cristóvão e o Ambulatório de Especialidades são as opções recomendadas, enquanto casos de urgência e emergência podem ser encaminhados para o Hospital Beneficente Dr. César Santos ou o Hospital Dia da Criança, ambos com atendimento 24 horas”, explica a secretária.

Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, o Hospital Municipal soma 39 mil atendimentos. Já no Hospital Dia da Criança, foram mais de 11 mil atendimentos no mesmo período. O Ambulatório de Especialidades atendeu, em 15 dias, 473 pessoas, enquanto o Cais Fragomeni prestou 1.436 atendimentos médicos em 30 dias.

A Prefeitura está elaborando um novo edital para reforçar as equipes com a contratação de novos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Nos próximos dias, trabalharemos uma readequação do espaço da nova emergência do Hospital Municipal, que vai ampliar e dar mais conforto aos pacientes que aguardam atendimento”, antecipou o novo diretor geral do Hospital Municipal, Luís Schneider. Ele enfatizou que o hospital segue em obras e deverá concluir, nos próximos 60 dias, a área com capacidade para 32 novos leitos.

Também participaram da reunião diretor técnico do Hospital Municipal, Dr. Diego Teixeira de Farias; a coordenadora do Hospital Dia da Criança, Caroline Barbiero (que retorna da licença-maternidade); a coordenadora de Recuperação à Saúde, Caroline Gosch; e os secretários de Planejamento, Giezi Schneider, e de Gestão, Dailon Barp.

Confira os locais e horários de atendimento

Ambulatório de Especialidades - Rua Uruguai, 1180, Centro.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Cais Fragomeni/São Cristóvão - Avenida Scarpellini Ghezzi, 55.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Hospital Beneficente Dr. César Santos - Rua Alcides Moura, 100, Centro. Atendimento 24 horas.

Hospital Dia da Criança - Rua Alcides Moura, 100, Centro. Atendimento 24 horas.

Para serviços de urgência e emergência, Passo Fundo conta também com os hospitais de Clínicas e São Vicente de Paulo.