Prefeitura reforça medidas de controle em bairros com maior índice de Dengue

A Prefeitura tem desempenhado um papel crucial na identificação e contenção dos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue no município.

Os bairros Centro, Boqueirão, São Cristóvão, São José, Annes e Rodrigues têm enfrentado um aumento significativo nos casos de dengue durante os primeiros meses de 2024, levando as autoridades de saúde a intensificar as medidas de controle e prevenção da doença nessas áreas.

Para cada caso positivo registrado, é realizada uma Pesquisa Vetorial Especial, que inclui a vistoria minuciosa da residência do paciente e dos quarteirões vizinhos em um raio de até 300 metros. Essa ação visa identificar e eliminar possíveis focos de larvas do mosquito, sendo seguida pela aplicação de inseticida nos locais afetados.

A Secretária de Saúde, Cristine Pilati, enfatiza a importância da colaboração da população, especialmente nos bairros com maior número de casos, para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas residências e adotar medidas de proteção pessoal, como o uso de repelentes e roupas adequadas. “O trabalho conjunto entre governo, vigilância epidemiológica, ambiental e comunidade é essencial para combater a dengue e proteger a saúde pública”, define a secretária.

Também foi adotada neste ano a estratégia de borrifação residual intradomiciliar (BRI) em locais estratégicos com grande circulação de pessoas, como unidades de saúde e prédios públicos. Até o momento, essa estratégia já foi implementada em 39 unidades de saúde e 50 pontos estratégicos, como borracharias, comércios de sucata e floriculturas, com planos de expansão para um total de 130 pontos.

Para intensificar ainda mais o controle nas áreas com maior incidência de ovos do Aedes aegypti, está prevista a implantação de 150 armadilhas (Ovitrampas) na segunda quinzena de maio. Essas armadilhas serão instaladas em áreas quentes da cidade e servirão para monitorar a presença de ovos do mosquito, direcionando esforços adicionais de controle nesses locais.

Ações da Prefeitura contra a dengue

* Mais agentes de combate às endemias

* Visitas domiciliares, verificação dos imóveis e orientação aos moradores

* Pulverização com inseticida contra o mosquito Aedes aegypti no entorno das residências com casos confirmados

* Campanhas de conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados pela comunidade

* Notificações e multas para os proprietários dos imóveis que não tomarem os cuidados necessários

* Ampliação da limpeza urbana e descarte correto com o programa Cidade Limpa e a disponibilização de contêineres móveis nos bairros

Ações da população

* Verificar e manter limpo o pátio da sua residência

* Realizar o descarte correto de resíduos

* Eliminar água parada e possíveis criadouros

* Evitar uso de automedicação

* No caso de sintomas, procurar auxílio médico.

Número de casos por região

SetorBairros de abrangênciaNúmero de casos confirmados
AnnesAnnes, Dona Elisa, Vila Fátima, Vergueiro71
BoqueirãoBoqueirão, Operária, Independente, Lot. Pampa, Secchi, Menino Deus, Berthier, Edmundo Trein38