Prefeito reúne o Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue

Objetivo foi alinhar as ações de combate desenvolvidas pelo Município, além de esclarecer o fluxo de atendimento da população

Tendo em vista o aumento de casos no país, o prefeito Pedro Almeida convocou, nesta sexta-feira (23), uma reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue, envolvendo a rede municipal de Saúde, hospitais, instituições e entidades envolvidas no combate. O objetivo foi alinhar as ações desenvolvidas pelo Município, defender a união de esforços e estabelecer novas medidas a serem tomadas.

De acordo com o prefeito, Passo Fundo tem trabalhado de forma articulada no combate à dengue com ações direcionadas à conscientização da comunidade, fiscalização e limpeza da cidade. “Muitos municípios estão enfrentando uma situação crítica com relação à doença. O nosso trabalho aqui é evitar que tenhamos um aumento significativo de casos. Por isso, precisamos trabalhar juntos”, destacou.

O Município executa ações permanentes de controle da dengue e, no ano passado, quando a curva de casos começou a ser modificada, adotou importantes medidas: a contratação de mais agentes de combate às endemias, que estão em contato direto com a população, realizando visitas domiciliares, a verificação dos imóveis e a orientação dos moradores; a pulverização de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti no entorno das residências com casos confirmados; campanhas de conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados pela comunidade; notificações e multas para os proprietários dos imóveis que não tomarem os cuidados necessários. Também, dentro do programa Cidade Limpa, ampliou a limpeza urbana e facilitou o descarte adequado de resíduos pela população com a disponibilização de contêineres móveis nos bairros.

Durante a reunião com o comitê, o prefeito determinou novas medidas. Entre elas, um encontro com os hospitais para a organização do fluxo de atendimentos da população, uma mobilização educativa nas escolas com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação e uma aproximação com as associações de bairros com o intuito de engajar a comunidade.

Conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, é imprescindível que o Município atue na prevenção e esteja preparado para atender a população. “Esperamos, nos próximos meses, uma piora da curva de casos, seguindo as características sazonais. Nós, da área da Saúde, novamente, devemos mostrar união, força e trabalho em equipe. Mas também contamos com a sociedade, uma vez que o enfrentamento à dengue passa por atitudes individuais”, salientou.

Cenário local
Neste momento, a cidade contabiliza 35 casos confirmados desde o início do ano. Outros 149 estão em análise, como identifica o Painel de Casos de Dengue do Rio Grande do Sul.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, lembra que, embora o trabalho das autoridades de saúde seja fundamental, a colaboração da comunidade é indispensável para controlar a propagação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. “É essencial que cada morador assuma a responsabilidade de cuidar do seu ambiente, adotando práticas que impeçam a reprodução do mosquito, como manter os quintais e ambientes domésticos limpos e livres de acúmulo de água. Ações como a limpeza regular de calhas, a vedação adequada de caixas d'água e a eliminação de poças d'água contribuem significativamente para a redução do risco de proliferação do mosquito”, reforça Cristine.

Denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelos telefones (54) 99654-1444 e (54) 3046-0073.