Vacinação contra a gripe será aberta para toda a população a partir de segunda-feira (15)

Com a mudança, o Município busca ampliar a cobertura vacinal, considerada baixa até o momento

Passo Fundo abrirá, a partir de segunda-feira (16), a vacinação contra a gripe para toda a população. Com a mudança, o Município busca ampliar a cobertura vacinal, considerada baixa até o momento.

Como explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a vacinação foi iniciada em em 10 de abril e, enquanto a meta é vacinar 90% do público, somente 37% dos grupos prioritários elencados fizeram o reforço ao longo dos 40 dias. “Realizamos uma reunião com o secretário de Saúde, João Pedro Nunes, e as coordenações do Município. Devido à baixa procura, ao fato de termos a circulação do vírus em Passo Fundo e a quantidade de doses disponíveis, decidimos abrir a vacinação para todas as pessoas. Então, todas as pessoas a partir dos seis meses, incluindo os grupos prioritários, poderão se dirigir até uma das 27 unidades de saúde que vacinam”, afirma.

Conforme Marisa, é importante que a população faça o reforço para a proteção individual e coletiva, uma vez que vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e, consequentemente, a sobrecarga sobre os serviços de saúde. “A vacinação é uma das medidas para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir com a redução da circulação viral entre a população, especialmente, entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, pontua.


Seguindo uma Instrução Normativa (IN) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes que serão utilizadas nesta campanha apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem Victoria.

Para a vacinação, a população deverá se dirigir a uma das salas portando documento de identificação com foto, cartão SUS e CPF. Em se tratando das pessoas acamadas, as equipes das unidades de saúde irão até a residência para vacinação em casa. A vacinação deste público deverá ser solicitada por telefone na unidade de saúde de sua referência para que a equipe consiga organizar a demanda.

Locais
- Central de Vacinas
- Ambulatório de Especialidades
- Cais Petrópolis
- Cais Hípica
- Cais Boqueirão
- Cais Vila Luíza
- Cais São Cristóvão
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária / Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF São Cristóvão
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zachia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Ivo Ferreira
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova / Santa Maria

HoráriosUBS, ESF e Ambulatório de Especialidades
segunda a sexta-feira – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Central de Vacinas
segunda a sexta-feira – das 8h às 18h

Cais
segunda a sexta-feira – das 8h às 18h
sábado – das 8h às 11h

Cais Petrópolis
segunda a sexta-feira – das 8h às 21h30
sábado – das 8h às 11h