Secretaria Municipal de Saúde monitora casos de Covid-19

Em nota emitida nesta segunda-feira (19), a pasta recomenda o reforço de medidas de higiene respiratória e reafirma a importância da vacinação

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota em alerta ao aumento do número de casos notificados de Covid-19 no estado e que também é registrado em Passo Fundo. A recomendação é que a população reforce as medidas de higiene respiratória e complete o esquema vacinal.

A cidade contabiliza cerca de 900 casos ativos. Conforme a secretária da pasta, Cristine Pilati, o fator balizador das ações adotadas pelo Município no enfrentamento do vírus é a gravidade dos casos. “A grande maioria das pessoas contaminadas apresenta sintomas leves. No entanto, seguimos avaliando com os hospitais o cenário e uma reunião do Comitê de Orientação Emergencial (COE) será realizada na próxima semana para uma avaliação da situação local”, afirma.

A secretária destaca a importância de a população manter as medidas de prevenção e completar o esquema de vacinação. “Conseguimos subir e chegar a 58,7% das pessoas com todas as doses feitas. Quem está com dose atrasada pode procurar uma das 20 unidades que vacinam contra a Covid-19 para a atualização. Além disso, é necessário que alguns cuidados de higiene respiratória sejam mantidos, principalmente, pelos idosos e pessoas imunossuprimidas. A estes grupos, instruímos a utilização da máscara”, pontuou.

Onde vacinar

- Público geral

Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.

ESF, UBS e ambulatórios: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e nos sábados, das 8h às 11h30

- Crianças e imunossuprimidos

Central de Vacinas, das 8h às 16h

Onde buscar atendimento

Com as mudanças no atendimento de Covid-19, todas as unidades de saúde do município passaram a atender e a realizar a testagem. Em caso de suspeita, a orientação é que seja buscado o local mais próximo da residência.