Multivacinação: Prefeitura fará verificação de carteirinhas em escolas da rede particular

Iniciativa busca sensibilizar os pais e aumentar a cobertura vacinal no Município

Após levar a vacinação contra a poliomielite para as escolas municipais de Educação Infantil, a Prefeitura de Passo Fundo fará, a partir desta semana, a verificação das carteirinhas em escolas de Educação Infantil da rede particular. A intenção é sensibilizar os pais em relação à campanha de vacinação e aumentar a cobertura vacinal, que hoje está abaixo do ideal no município.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, observa que a meta é vacinar mais de 95% das crianças de um ano a quatro meses, 11 meses e 29 dias. Praticamente todas as crianças de um até cinco anos estão nas escolas e, conforme Marisa, a ação foi pensada para contribuir com o aumento da cobertura. “Se a carteirinha não estiver em dia, orientaremos a buscarem uma unidade de saúde para que as crianças recebam vacinas em atraso. A criança que estiver com todas as vacinas em dia receberá um atestado de vacinação que identifica que está em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou Marisa.

Zé Gotinha

O personagem Zé Gotinha ajudou a Secretaria Municipal de Saúde em algumas ações nas escolas para chamar atenção das crianças sobre a importância da vacinação e acompanhar a aplicação da gotinha. Nas escolas municipais, o resultado foi considerado positivo, com um total de 2.408 carteiras avaliadas, 640 doses de vacina contra a poliomielite aplicadas e 1.138 crianças identificadas com atraso vacinal.