Mais de 4,4 mil crianças já foram vacinadas

Vacinação deste grupo terá sequência na próxima sexta-feira, 11 de fevereiro, no CTG Lalau Miranda

Vestindo uma camiseta da Mulher Maravilha para mostrar coragem, Cecília Fávero da Silva, de 5 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nessa sexta-feira (4), no CTG Lalau Miranda. Esse era um momento aguardado pela família. “Significa um alívio porque queremos que as crianças, assim como todo mundo, fiquem protegidas”, disse a avó, Maria Dolores Fávero, que a acompanhou.
Assim como Cecília, outras 4,4 mil crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose do imunizante. Somente nessa sexta-feira, foram 2,5 mil. ";Apesar da chuva, a vacinação foi um sucesso. Tivemos uma grande movimentação";, afirmou a secretária de Saúde, Cristine Pilati.
Para os responsáveis que não puderam levar as crianças, uma nova data já está definida. Na próxima sexta-feira, 11 de fevereiro, também no CTG Lalau Miranda, haverá repescagem para o grupo dos 5 aos 11 anos.
A secretária de Saúde, que é médica infectologista, falou sobre a importância de vacinar. Ela defendeu a segurança dos imunizantes e frisou a relação entre a vacinação e a redução de internações em decorrência da Covid-19. “A aplicação das vacinas neste público é optativa para os pais. Ela não é obrigatória. Mas os indicadores da pandemia mostram que a vacinação deu certo para reduzir quadros graves e as internações hospitalares”, pontuou, enfatizando que os responsáveis podem escolher entre as vacinas Pfizer e Coronavac.
*Vacinação no CTG*
A vacinação das crianças de 5 a 11 anos terá sequência na próxima sexta-feira (11), das 8h às 17h, também no CTG Lalau Miranda. Conforme a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, a centralização das aplicações em um local amplo padroniza o processo e favorece o trabalho das equipes. “Estamos operacionalizando a vacinação das crianças levando em consideração as experiências que tivemos no município, as nossas alternativas e recursos humanos. Unimos esforços para vacinar mais e atender bem a população. Escolhemos local que é de fácil acesso e já é conhecido por todos”, declarou.
Para facilitar o fluxo da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde definiu algumas medidas. Entre elas, está a orientação de que cada criança esteja acompanhada por somente um responsável. Além disso, crianças ou responsáveis com dificuldades de locomoção podem ser vacinadas no carro.
A secretária destaca que todas as exigências pactuadas no estado são cumpridas a fim de garantir a segurança das aplicações. “Os municípios foram autorizados a fazer a aplicação das doses em outros locais além das salas de vacinação desde que sejam mantidos os cuidados sanitários, a observação de 20 minutos e a presença de equipe médica para atendimento em caso de urgência ou que leve a um local nas proximidades. Todas essas medidas são adotadas no CTG”, ponderou.
Ainda de acordo com Cristine, o espaço possibilita um atendimento mais efetivo às crianças. ";Elas chegaram no CTG, foram vacinadas no andar superior e, depois, desciam para a observação. No andar inferior, também montamos uma sala para caso houvesse alguma intercorrência. Nossos servidores transmitiram filmes animados e disponibilizaram pinturas, promovendo um ambiente mais acolhedor";, mencionou.