Hospital Municipal tem novo diretor técnico

Prefeito Pedro nomeou o médico Diego Teixeira de Farias como novo diretor Técnico

O Hospital Beneficente Dr. César Santos tem um novo diretor Técnico. O anúncio foi feito pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, durante um ato ocorrido na manhã desta segunda-feira (10). O médico Diego Teixeira de Farias, que é especialista em Atenção Básica, assume a função com o objetivo de ampliar a qualificação dos atendimentos oferecidos à população e integrar o Hospital aos demais serviços da rede municipal de Saúde, priorizando a Nova Emergência e o Hospital Dia da Criança.

O prefeito destacou que a nomeação de Farias vai garantir um diálogo maior com a comunidade, ampliando também um dos objetivos determinados pela Administração Municipal em todas as áreas da Prefeitura, que é a humanização do atendimento. Além disso, defendeu Pedro, a instituição hospitalar está passando pela maior obra desde a sua inauguração, que contempla a construção de uma Nova Emergência e a consolidação do Hospital Dia da Criança. “Estes investimentos, iniciados ainda na gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo, começaram a preparar e dar as condições necessárias para traçarmos os novos projetos que agora conseguimos dar andamento”, disse o chefe do Executivo.

Pedro apontou que as obras de reforma e ampliação do Hospital, além dos novos projetos e do planejamento estratégico traçado pela gestão, capacitam a instituição para ser uma referência na atenção básica. “Por muito tempo, o Hospital Municipal deixou de receber investimentos, o que ocasionou um grande abismo com relação aos outros hospitais de Passo Fundo que iam se qualificando e modernizando. Com um olhar sensível à saúde pública, hoje, o Municipal passa por uma grande e necessária reestruturação, inclusive, com o olhar voltado aos profissionais que estarão aqui dentro. As equipes médicas e todos os servidores precisam ter condições para desempenhar um trabalho ainda melhor pela comunidade”, afirmou.

Para o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, a nomeação do médico para a função de diretor Técnico é um reconhecimento à trajetória e à dedicação de Farias com a saúde pública. “Diego é um profissional que já atua na nossa rede de saúde, conhece a realidade dos bairros e tem muita disposição para fazer um trabalho voltado para as pessoas, para o acolhimento e para a prestação de um serviço dedicado à melhoria do atendimento oferecido em nosso Hospital”, argumentou ele, observando que os investimentos capitaneados pela Prefeitura estão transformando o Hospital em uma instituição ainda mais sólida. “A comunidade confia no Hospital Municipal e nós estamos trabalhando para retribuir esta confiança”.

O diretor-geral do Hospital, Roger Teixeira Borges, enalteceu a confiança depositada no novo diretor Técnico para a consolidação de um novo padrão de instituição. “O Hospital está sendo tratado como prioridade pela gestão municipal. Prova disso são os investimentos realizados e os serviços que estão na iminência de serem colocados em prática. Temos certeza que o médico Diego tem técnica, conhecimento e compromisso com a saúde pública”, enfatizou.

Conectado com a atenção primária
A secretária Municipal de Saúde, Cristine Pilati, destacou os esforços da Administração na qualificação dos serviços em atenção básica oferecidos pelo Município à população, citando exemplos como a ampliação do número de profissionais médicos para atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a instalação da Farmácia Municipal 24h e os programas de governo desenvolvidos com o objetivo de ampliar o acolhimento das demandas em saúde. “O Hospital Municipal é um dos pilares de todo este projeto de humanização e qualificação dos serviços. O Diego é um profissional que tem conhecimento técnico e que também sabe da realidade da nossa rede municipal de saúde. Isto é fundamental, porque dialoga com as nossas demandas e nos ajuda a construir alternativas que vão beneficiar toda a população”, relatou.

Cristine também falou sobre o quanto as reformas e a modernização do Hospital Municipal, principalmente com a Nova Emergência e o Hospital Dia da Criança, vão dar condições de conectar os diversos serviços prestados pela rede com a interface hospitalar. “Esses vínculos são essenciais porque facilitam e dão mais agilidade àquilo que compete a atenção primária”, reconheceu a secretária de Saúde.

O vereador Wilson Lill, que representou a Câmara de Vereadores no ato, reforçou o compromisso do Legislativo com as ações que estão garantindo as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal. ";Este é um compromisso da nossa Câmara com a comunidade de Passo Fundo";, argumentou.

Quem é o novo diretor Técnico do Hospital Municipal
Diego Teixeira de Farias é formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Canoas. É especialista em Atenção Básica pela Universidade Federal de Santa Catarina e realizou formações complementares em diversas áreas, como em Atenção Básica Pública, Cuidado Integral com a Saúde e Atenção à Saúde da Criança. Atuante na rede pública desde 2018, além de ser clínico geral pelo programa Mais Médicos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro 1º Centenário, já possui relação com o Hospital Beneficente Dr. César Santos como médico plantonista no setor de Emergência.

Em seu discurso de posse, Farias falou sobre os desafios de assumir a gestão técnica da instituição. “Falamos aqui de uma nova era do nosso Hospital Municipal. Este é o momento de elevarmos o padrão de qualidade dos serviços oferecidos à população, ampliarmos os atendimentos e proporcionarmos um acolhimento seguro dos pacientes, valorizando ainda mais todos os profissionais. Queremos fazer com que Passo Fundo siga sendo referência em saúde e que tenha a saúde pública reconhecida. E isso precisa passar, necessariamente, pelo Hospital Beneficente Dr. César Santos”, declarou.

No último período, o Hospital Municipal passou a receber diversos investimentos para garantir a ampliação e a modernização dos serviços prestados: a reformulação da Nova Emergência a fim de ampliar a capacidade de atendimento; a consolidação do Hospital Dia da Criança, que prestará serviços específicos a pacientes pediátricos; e a ampliação do número de leitos. Além disso, o Município trabalha para aumentar os serviços como os exames laboratoriais e de exames de imagens, reinaugurar o bloco cirúrgico e implementar o setor de tomografia, trazendo mais qualidade, segurança e agilidade nos atendimentos oferecidos aos pacientes.

Durante o ato de sua nomeação como diretor Técnico, Farias salientou que um de seus objetivos é elevar o reconhecimento da comunidade quanto aos serviços oferecidos pelo Hospital, fazendo um trabalho de valorização e parceria com os demais hospitais, sobretudo o Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital de Clínicas. “Esta conexão é extremamente importante para vencermos os desafios impostos à saúde pública e a atenção primária”, resumiu.

Participaram ainda do ato, o deputado estadual Mateus Wesp; o presidente do Hospital São Vicente de Paulo, José Miguel Rodrigues da Silva; e o administrador do Hospital de Clínicas, Luciney Bohrer; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonilde Zamuner; e profissionais médicos, administrativos e de serviços do Hospital Municipal.

Fotos: Michel Sander