Resultados do Saúde no Interior

Pelo programa Saúde no Interior, Prefeitura já realizou 2,4 mil atendimentos nos distritos

Criado em abril de 2021 pela Prefeitura de Passo Fundo, o programa Saúde no Interior descentralizou os atendimentos clínicos e de atenção básica para os distritos do município, ampliando e facilitando o acesso aos serviços de saúde por toda a população. Desde então, mais de 2,4 mil consultas foram realizadas. Nesta sexta-feira (7), o prefeito Pedro Almeida, acompanhou os atendimentos no Distrito de Bom Recreio e reafirmou as ações do município na área da saúde. “Queremos garantir que todas as comunidades tenham um médico para acompanhamento de rotina. Além de estabelecermos essa rotatividade, pelo Saúde no Interior, também criamos condições para que os profissionais tenham todas as condições de realizar os serviços. É mais uma ação pensada para os distritos, como é o programa Passo Fundo Sorri, que qualifica a saúde bucal no município”, destaca.

Os atendimentos contam com um profissional de Enfermagem, um médico e quatro acadêmicos dos anos finais do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), instituição parceira da iniciativa, que se deslocam até o interior com uma unidade móvel. As consultas ocorrem em sistema de rodízio nos distritos de Bela Vista, Pulador, Bom Recreio, Capinzal, São Roque/São Valentim e Sede Independência. Cada distrito recebe a equipe quinzenalmente. A exceção é a comunidade de Bom Recreio, onde os atendimentos são semanais. Também é realizada a coleta de alguns exames, facilitando o acesso por parte dos moradores.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, avalia que a forma de condução do programa tem sido suficiente para atender à demanda de atenção básica nos distritos. “Fazia um bom tempo que não havia médico passando em todas as unidades. Com esse rodízio e uma equipe volante designada, conseguimos preencher essa lacuna”, pontua.

O médico Luiz Artur Rosa Filho é quem acompanha os acadêmicos durante os atendimentos. Professor de Saúde Coletiva da UPF, ele destaca que um dos benefícios principais do programa é o monitoramento de situações comuns de saúde, evitando o agravamento de problemas clínicos e outras enfermidades, como a hipertensão e o diabetes, por exemplo. “Os moradores destas localidades não precisam mais se deslocar para o centro urbano em busca de acolhimento na atenção básica. Isso facilita muito o acesso aos serviços e também previne intercorrências que podem ser minimizadas a partir de um acompanhamento mais frequente”, explicou.

É o caso da aposentada Terezinha Miguelina dos Santos. Nesta sexta-feira, ela buscou a unidade de Bom Recreio, onde mora há 15 anos, para atendimento de rotina por conta de dores nas pernas e problemas na coluna. “A gente fica bem feliz. Eu tenho consultas frequentes para fazer acompanhamento e mostrar meus exames. Antes, quando não tinha atendimento seguido aqui, íamos até a cidade. Agora com as consultas aqui, fica tudo mais fácil”, avalia.

Saúde e prevenção
Conforme a secretária de Saúde, o Saúde no Interior contempla ainda uma perspectiva de humanização e qualificação do atendimento oferecido à população. “No caso dos distritos, descentralizar os serviços facilita a prevenção em saúde e também reforça a importância de um olhar mais atento e humano com as nossas comunidades do interior”, defende ela, complementando que, além de atender a uma antiga reivindicação destas comunidades, o programa ainda permite mais conforto aos pacientes que residem no interior de Passo Fundo. “Este esforço conjunto entre a Prefeitura e a Universidade vai trazer inúmeros benefícios para os moradores dos distritos, melhorando inclusive a qualidade de vida desta população”.

Fotos: Michel Sanderi