Consultório móvel de odontologia no interior

Prefeitura leva atendimentos odontológicos para o interior com consultório móvel

Uma van percorre o interior de Passo Fundo para levar serviços odontológicos às comunidades. Essa é uma iniciativa da Prefeitura, dentro do programa Passo Fundo Sorri, que busca ampliar o acesso à saúde bucal. Nessa quarta-feira (22), a unidade móvel esteve no distrito Bom Recreio.

Ana Lopes foi uma das moradoras atendidas. “Essa foi uma ação maravilhosa para todos nós. Antes, eu ia até a cidade e, hoje, posso realizar os procedimentos aqui. Estamos tendo muitas mudanças positivas no Bom Recreio. Essa é uma delas”, disse.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, pontua que a descentralização dos serviços consolida um projeto da Prefeitura que possui a perspectiva de qualificar os atendimentos na área da odontologia. “Com o consultório móvel, atuamos na promoção e restauração da saúde bucal dos moradores do interior. Essa é mais uma ação dentro do Passo Fundo Sorri para assegurar atendimentos para quem precisa, em todos os locais do município”, afirma.

O consultório móvel conta com um dentista e é equipado para possibilitar os serviços da rotina de uma unidade de saúde. A van opera dentro de um cronograma, definido pela Secretaria Municipal de Saúde, indo até todos os seis distritos.

A iniciativa está dando certo, como avalia o recepcionista do posto de saúde do Bom Recreio, onde a van estacionou para atender a comunidade. “Essa é a terceira vez que os serviços vêm até aqui. Estamos tendo uma demanda bem grande de pacientes que consultam pela primeira vez e de pacientes que retornam. Os moradores são atendidos mediante agendamento, feito aqui na unidade”, menciona.

Agenda do mês

Ao longo de dezembro, o consultório móvel de odontologia estará em outros distritos:

23 de dezembro – Sede Independência 27 de dezembro – Bela Vista 28 de dezembro – Capinzal 29 de dezembro – Bom Recreio 30 de dezembro – São Valentim

Pronto Atendimento Odontológico

Outras estratégias são adotadas pela Prefeitura a fim de qualificar os serviços na área da saúde bucal. Desde o início deste mês, a rede municipal conta com o Pronto Atendimento Odontológico, que atende pacientes durante a noite.

O Pronto Atendimento funciona no Cais São Cristóvão, entre as 17h e as 22h, para casos de urgência. Podem buscar os serviços, por exemplo, pacientes com dor intensa, traumas e fraturas, sangramento contínuo e inflamações orais, entre outras situações. A secretária de Saúde, Cristine Pilati, reitera que o objetivo é, além de atender as pessoas que necessitarem de serviços odontológicos imediatos, pacientes que não conseguiram ir até uma unidade de saúde devido ao horário. “As unidades de saúde que possuem atendimento odontológico continuarão recebendo as urgências durante o dia. O Pronto Atendimento contemplará as pessoas que tiverem algum tipo de urgência e não puderem se ausentar do seu trabalho, por exemplo”, considera.

Fotos: Michel Sanderi