Arrecadação do município tem três fontes principais: Estado, União e receitas próprias
A Prefeitura de Passo Fundo realizou na tarde desta quinta-feira (22), a audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2023, no Plenarinho da Câmara de Vereadores. A arrecadação do município tem três fontes principais: Estado, União e receitas próprias, obtidas através do pagamento de impostos como IPTU, ISS e ITBI.
De acordo com o secretário de Finanças, Dorlei Maffi, as receitas totais do município previstas até o terceiro quadrimestre de 2023 eram de R$ 1.073.294.000,00 e atingiram o valor de R$ 1.073.051.206,72.
Em relação às despesas, a previsão era de R$ 997.219.560,00 até o terceiro quadrimestre, enquanto o gasto liquidado fechou em R$ 888.686.452,18. A despesa com pessoal representou 48%% da receita corrente líquida, mas deverá sofrer ajuste do Tribunal de Contas do Estado, como tem ocorrido nos últimos anos, em aproximadamente 1,5%.
Ainda segundo Maffi, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa parcela importante na arrecadação municipal, teve uma variação nominal positiva de 6,74%. Com relação ao IPTU, o aumento nominal foi de 10,03% em relação ao mesmo período de 2022, e o ISS, de 17,81%. Em relação ao ICMS passou de 0,59% negativo para 4,65% em relação mesmo período de 2022. Já o IPVA teve aumento de 8,34% em relação ao mesmo período do ano passado.
Treinamento abordou o fluxo de atendimento da população
A Prefeitura realizou, nessa terça-feira (20), uma capacitação sobre a dengue com a rede de Saúde de Passo Fundo. No auditório da Faculdade de Medicina na UPF, o treinamento reuniu os profissionais que atuam nas unidades de saúde e hospitais, abordando o fluxo de atendimento da população.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, a preparação da rede é fundamental em decorrência do aumento de casos no país. “A curva de casos no estado está atípica, e a tendência é uma piora desta curva nos próximos meses. Este é o motivo de nos reunirmos aqui para discutirmos o fluxo”, destacou.
Neste momento, Passo Fundo registra 24 casos positivos de dengue desde o início do ano. O Rio Grande do Sul contabilizou, nessa terça-feira, o quinto óbito causado pela doença. “Nós, da área da Saúde, novamente, precisamos mostrar união, força e trabalho em equipe. Mais uma vez, a sociedade precisa de nós. Vimos que há o entendimento dos profissionais da rede em relação ao momento que estamos vivendo”, considerou Cristine. Ela destacou que é fundamental a parceria com os hospitais, para que os pacientes graves não fiquem na atenção básica. “Os casos graves precisam ser encaminhados para as unidades hospitalares para o tratamento adequado”, enfatizou.
Em 2023, já visualizando o aumento de casos de dengue, a Prefeitura realizou dois processos de capacitação com a rede de Saúde. Foi elaborado um plano de contingência, que será revisitado para atualização de procedimentos, caso necessário. O prefeito Pedro Almeida convocou para a próxima sexta-feira uma reunião do Comitê Municipal da Dengue para tratar do enfrentamento da doença.
Cuidados contra a dengue
O Município está adotando uma série de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti e de conscientização dos moradores sobre os cuidados que devem ser adotados. Entre os principais sintomas da dengue, estão dores no corpo e de cabeça, febre e manchas avermelhadas pelo corpo.
A orientação é que, ao apresentar sinais, a população busque atendimento nas unidades de saúde e não se medique, uma vez que alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios, são contraindicados e podem piorar o quadro da doença.
Reforma deve seguir até novembro e os atendimentos agendados ocorrerão no Cais São Cristóvão
As obras de melhorias e ampliação do Cais Petrópolis já estão em andamento. A previsão de conclusão dos trabalhos é de nove meses e durante este período o local permanecerá fechado para atendimento ao público. Os atendimentos agendados ocorrerão no Cais Luiz Fragomeni, na São Cristóvão.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, os agendamentos e atendimentos para a unidade de saúde foram remanejados. “Iniciamos a reforma tão esperada do Cais Petrópolis, que tanto ajudou no Covid, na pandemia, atendendo a população de diuturnamente. Então, muito importante esta reforma, que vai qualificar os atendimentos neste local, ampliando as salas, fazendo a transformação de alguns ambientes, como a farmácia e a recepção, aumentando a estrutura para que futuramente ele possa ser um Cais 24 horas. A ideia é que essa reforma dure aproximadamente até o mês de novembro, e neste momento os atendimentos do plantão, tanto odontológico como médico, foram transferidos exatamente nos mesmos horários. Para o Cais Luiz Fragomeni, na São Cristóvão”, argumenta a secretária.
Cristine lembra que, ficando pronta a unidade de saúde, próxima ao Cais Petrópolis, alguns dos atendimentos serão retomados no local. “Teremos um Cais novo, utilizando parte da infraestrutura existente, com a ampliação de 258,26m² e reforma de 463,47m², incluindo, nova cobertura, novos pisos, revestimentos de parede, nova pintura, novas aberturas internas e externas, novas redes elétricas e hidráulicas, nova climatização e nova fachada”, esclarece a secretária.
Os atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos das 18h às 22h de segunda a sexta-feira, e sábados e domingos das 8h às 20h, foram transferidos para o Cais São Cristóvão.
Os atendimentos no horário das 7h às 19h foram reorganizados pela Secretaria de Saúde, conforme escalas, nos demais Cais e Ambulatório de Especialidades, com o objetivo de manutenção regular das consultas e agendamentos.
A Secretaria de Saúde está contactando os pacientes já agendados para comunicar data da consulta, horário e novo local. O telefone (54) 999810361 pode ser acionado em caso de dúvidas sobre o novo local de atendimento.
Convocação do Comitê municipal, aquisição de testes rápidos para detecção da doença e capacitação de toda a rede de saúde para atendimento aos pacientes com dengue estão entre as ações
O Prefeito Pedro Almeida definiu nesta sexta-feira (16), em reunião com a secretária de Saúde de Passo Fundo, Cristine Pilati, algumas ações e estratégias para intensificar os cuidados e prevenção no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o Painel de Casos de Dengue no RS, do governo do Estado, até a tarde desta sexta-feira, Passo Fundo contabiliza 18 casos confirmados da doença (11 autóctones), num total de 244 notificações enviadas para análise, sendo 112 negativados e 114 aguardando resultado.
“Seguimos com várias ações de enfrentamento à dengue no município. Por parte da Prefeitura, estamos chamando as entidades da cidade para fazer uma grande força-tarefa, que vai tratar de forma mais específica o tema. Autorizei o processo de compra dos testes rápidos, temos mais de 50 agentes trabalhando nas ruas com orientação e fiscalização nas residências. Neste momento, pedimos à população que continue nos auxiliando, fazendo a limpeza de suas casas e locais que possam ter acúmulo de água”, destaca o prefeito.
A secretária Cristine Pilati frisa que será feito um treinamento de capacitação de toda a rede de saúde do município, tanto municipal quanto privada, para atender a população. “Apesar de não estarmos numa situação grave como outros municípios, precisamos nos preparar. Queremos que nossa rede de saúde esteja capacitada, caso seja necessário um atendimento específico. Estamos realizando também a pulverização em todos os bairros e, de forma mais intensa, nos que apresentam casos positivos e larvas. Fizemos um reforço na compra de materiais e medicamentos necessários para o atendimento dos pacientes”, afirmou a secretária.
No site da Prefeitura (pmpf.rs.gov.br), semanalmente na terça-feira, a situação da dengue no município é divulgada por meio de boletim que contém o número de notificações, o número de casos descartados, o número de casos em investigação, o número de casos confirmados, o número de casos autóctones e o número de óbitos (caso ocorra).
Medida garante maior qualificação da unidade e dos atendimentos prestados
A Prefeitura iniciará no dia 14 de fevereiro mais uma etapa das obras que estão em andamento no Cais Petrópolis. A medida garantirá uma maior qualificação da unidade de saúde e dos atendimentos prestados.
Para que a reestruturação seja possível, os atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos das 18h às 22h de segunda a sexta-feira, e sábados e domingos das 8h às 20h, serão transferidos para o Cais São Cristóvão.
Os atendimentos no horário das 7h às 19h foram reorganizados pela Secretaria de Saúde, conforme escalas, nos demais Cais e Ambulatório de Especialidades, com o objetivo de manutenção regular das consultas e agendamentos.
A Secretaria de Saúde fará contato telefônico com os pacientes já agendados para comunicar data da consulta, horário e novo local. O telefone (54) 99810361 pode ser acionado em caso de dúvidas sobre o novo local de atendimento.
Locais foram visitados pelo prefeito Pedro Almeida e pela secretária de saúde, Critine Pilati
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e a secretária de saúde, Cristine Pilati, visitaram nesta semana unidades de atenção secundária em saúde do município. Conforme o prefeito, Pedro Almeida, este é um momento para conversar com as pessoas sobre os serviços prestados. “Essa aproximação é fundamental para qualificarmos os serviços prestados à população e o melhorarmos o dia a dia dos profissionais”, esclarece o prefeito. Os locais, que são compostos por ações que visam atender aos principais problemas e agravos da saúde da população, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência, atenderam mais de 190 mil pessoas em 2023. Confira os atendimentos prestados nos locais visitados.
Centro de Referência da Saúde da Mulher e população LGBTI O Centro de Referência da Saúde da Mulher e População LGBTI, em funcionamento na Rua Lava Pés, 1903 – Centro, conta com 16 profissionais de nível superior realizando atendimento multidisciplinar à saúde da mulher, gestante, onde cuidam das mães do programa Meu Bebê Meu Tesouro, e população LGBTI. Consultas médicas ginecológicas, consultas de enfermagem, biópsias, citopatológico de colo uterino, inserção DIU e implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel, consultas de pré-natal alto risco, avaliação e encaminhamento para vasectomias e ligadura tubária, são alguns dos serviços prestados. Em 2023 mais de dez mil pessoas foram atendidas no local. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h e o telefone: (54) 3312-0484.
Ambulatório de Especialidades No Ambulatório de Especialidades é oferecido à comunidade atendimento em diversas especialidades médicas, entre elas: cardiologia, dermatologia, ginecologia, pediatria e psiquiatria e atendimento multidisciplinar. O atendimento ocorre por meio de consultas. Para utilizar o serviço é necessário ter em mãos documentos de identificação pessoal e o cartão do SUS. Em 2023 mais de cinco mil pessoas foram atendidas no local. O Ambulatório está localizado na rua Uruguai, 1180 Centro e os telefones para contato são (54) 3313-6855 / (54) 3581-0412.
Central de Vacinas A Central de Vacinas da Prefeitura de Passo Fundo presta atendimento ao recém-nascido, BCG e Teste do Pezinho, além das vacinas de calendário fixo de imunização. Em 2023 aproximadamente 14 mil pessoas foram atendidas no local. A central está localizada na Rua Uruguai, 667, esquina com a Rua Benjamin Constant, no centro da cidade. O atendimento acontece das 7h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, e as famílias podem ter acesso a todas as vacinas que compõem o calendário oficial, desde o nascimento da criança.
Centro de Referência da Saúde do Idoso O Centro de Referência do Idoso é um serviço especializado com atendimento multidisciplinar, qualificado e humanizado. No local são prestados atendimentos aos idosos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde em esfera ambulatorial ou domiciliar, proporcionando a eles melhora na qualidade de vida, bem como orientação aos seus cuidadores e familiares, através de ações que visem à promoção à saúde, prevenção, assistência e reabilitação em nível secundário de complexidade. Os atendimentos domiciliares são priorizados para quem tem acima de 80 anos. Em 2023 mais de quatro mil pessoas foram atendidas no local. A equipe multidisciplinar é composta por 13 profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, cardiologia, clínico geral, ginecologista, nutricionista, odontologia, psicologia.
SAMU O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, Samu, tem um espaço com estrutura para as equipes e possui logística adequada para saídas rápidas das ambulâncias para qualquer ponto da cidade. Em uma área de aproximadamente 300 metros quadrados, a sede conta com um pavilhão para as ambulâncias, espaço para lavagem e desinfecção dos veículos, sala para capacitação, dormitórios e pátio. Com serviços no município desde 2011, são duas ambulâncias que integrarão o serviço e ajudam no atendimento de urgência e emergência. Mais de 5.500 atendimentos foram realizados em 2023 pela equipe composta por seis consultores, seis técnicos de enfermagem, e uma coordenadora.
Farmácia Central A Farmácia Central do município está localizada na Avenida Brasil, 190. O atendimento ao público é feito de segunda a domingo, 24h. Em 2023 mais de 153 mil pessoas foram atendidas no local. A farmácia atende mensalmente cerca de cinco mil pessoas, somando 1,2 milhão de comprimidos distribuídos todos os meses. O local concentra a distribuição também de outros itens de saúde.
Bairros Annes, Petrópolis, Loteamento César Santos/São Cristóvão II e Secchi serão contemplados com os novos espaços para atendimento em saúde básica da população
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, acompanhado da secretária de saúde, Cristine Pilati, visitou na manhã desta quinta-feira (4) as obras das novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da reforma do CAIS Petrópolis.
Cada nova UBS será construída para suprir a demanda por atendimentos em saúde básica da população em uma região diferente da cidade, garantindo o aumento do acesso aos serviços ofertados pelo Município. “Estamos fazendo visitas nesta quinta-feira as nossas novas unidades de saúde. São quatro novos espaços que entregaremos este ano. Melhorar as condições estruturais das nossas unidades de saúde é fundamental para que haja mais conforto, segurança e acesso das pessoas aos equipamentos públicos”, argumenta o prefeito Pedro Almeida.
Os espaços estão no estágio de construção civil e com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano. “As novas unidades ampliam a capacidade de atendimento nestes espaços onde localizadas nas regiões dos bairros Loteamento César Santos/São Cristóvão II, Annes, Petrópolis e Cohab Secchi, com o objetivo de suprir a demanda por atendimentos em saúde básica da população em uma região diferente da cidade, garantindo o aumento do acesso aos serviços ofertados pelo Município. Aponta a secretária de Saúde, Cristine Pilati.
O investimento total nas obras é estimado em R$ 10 milhões, com recursos próprios e captados por meio de verbas estaduais e federais.
Ela reassumirá a função em substituição ao vice-prefeito João Pedro Nunes, que vem exercendo o comando da pasta
O prefeito Pedro Almeida anunciou, nesta quarta-feira, o retorno da médica Cristine Pilati à Secretaria Municipal de Saúde. A Dra. Cristine havia atuado como secretária de janeiro de 2021 até março de 2023, quando pediu desligamento da gestão municipal para se dedicar a outros projetos profissionais. Ela reassumirá a função em substituição ao vice-prefeito João Pedro Nunes, que vem exercendo o comando da Secretaria de Saúde.
“A Dra. Cristine comandou a Saúde de Passo Fundo em um dos momentos mais críticos e delicados do município, que foi o enfrentamento da pandemia. Ela foi incansável e liderou também o início da vacinação contra a COVID, além de participar de todas as ações e programas da saúde da nossa gestão. É uma alegria tê-la de volta à equipe de governo”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.
A secretária destacou a satisfação de retomar os trabalhos na gestão municipal e disse estar motivada para dar sequência aos avanços na área. “A população de Passo Fundo merece atenção e dedicação. Queremos seguir trabalhando de forma humanizada e assertiva, ouvindo as necessidades e contribuições das pessoas da nossa cidade”, afirmou. A Dra. Cristine assumirá a Secretaria no dia 2 de janeiro. Até lá, será feito um período de transição, junto com o vice-prefeito João Pedro Nunes.
Trajetória Cristine Pilati graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (1995). Fez Mestrado em Clínica Médica (Área de Infectologia - Pesquisa Clínica) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003). De 2019 a 2022, fez formação no Hospital Albert Einstein, realizando MBA Internacional Executivo em Saúde e MBA em Gestão em Saúde Pública. Participou ativamente no HSVP do Comitê de Crise no combate a Pandemia da Covid 19 no ano de 2020 e atuou como Secretária Municipal da Saúde de Passo Fundo (2021-2023). Foi Vice-Diretora Técnica Médica do Hospital São Vicente de Paulo (2018-2021). Atuou como professora de medicina na FURG, UNAERP, UPF e UFFS. Atualmente, é médica coordenadora da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do Hospital São Vicente de Paulo - Unidade Uruguai - Passo Fundo. Gestora Médica Administrativa da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paulo - Unidade Uruguai - Passo Fundo e Gestora de Governança Clínica do HSVP. Também é Presidente da Associação Médica do Planalto Médio (AMEPLAN) por 6 anos, terminando seu mandato em dezembro de 2023.
Serviços disponibilizados pela Prefeitura são de consultas e atendimentos básicos de saúde
Todos os dias, o programa Saúde do Interior está em um distrito de Passo Fundo, prestando serviços de atenção primária aos moradores dos distritos do município. O programa, realizado pela Prefeitura em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), contempla atendimentos básicos em saúde reduzindo a necessidade de deslocamento destes moradores para a cidade em busca de serviços.
De acordo com o médico do município e professor da UPF, Luiz Artur Rosa Filho a equipe percorre as localidades de Bom Recreio, Santo Antônio do Capinzal, São Valentim, São Roque, Sede Independência, Bela Vista e Pulador, onde realizados os atendimentos necessários à população. “Temos um calendário com vindas diárias ao interior da cidade todas as tardes. Realizamos o atendimento fixo duas vezes por semana em Bom Recreio toda terça e sexta-feira, e nas segundas, quartas e quintas-feiras itinerante nas outras localidades de Santo Antônio do Capinzal, São Valentim, São Roque, Sede Independência, Bela Vista e Pulador. São 500 atendimentos por mês da equipe de saúde, sendo que destes, 250 são atendimentos médicos”, ressalta o médico.
Para a secretária interina de Saúde, Caroline Gosch, beneficia a comunidade pois descentraliza os serviços oferecidos na rede municipal de saúde levando uma estrutura móvel de consultórios para as diferentes áreas rurais do município evitando deslocamentos. “Estamos oferecendo atendimento qualificado e resolutivo, buscando atender as pessoas mais próximas da residência contribuindo no tratamento precoce e na promoção da saúde. Estes são os objetivos principais dos nossos serviços”, aponta Caroline.
São oito equipamentos disponíveis que permanecem 15 dias em cada local
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, está realizando pesquisa de satisfação para os usuários contribuírem com a avaliação dos serviços oferecidos na rede municipal de saúde.
Os serviços avaliados são de atendimentos de consulta médica, enfermagem e recepção, com perguntas que abordam o tempo de espera e o atendimento, a forma de atendimento e a resolução da necessidade.
Para a secretária interina de Saúde, Caroline Gosch, a medida tem como objetivo guiar ações e qualificar o atendimento. “Queremos qualificar as ações e os atendimentos de saúde à população e promover a valorização profissional na busca pela excelência nos atendimentos prestados nas unidades de saúde”, declara.
São oito equipamentos disponíveis que permanecem 15 dias em cada local.