A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e controle da tuberculose. Uma das principais iniciativas é a capacitação dos profissionais da Rede de […]
A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e controle da tuberculose. Uma das principais iniciativas é a capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Primária de Saúde, promovida pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE).
As capacitações estão sendo ofertadas tanto para profissionais que já atuam na rede quanto para os novos servidores, com treinamentos programados para os meses de março e abril de 2025. Enfermeiros, médicos e farmacêuticos estão sendo qualificados para aprimorar o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento dos pacientes com tuberculose.
O secretário de Saúde, Diego Farias, destaca a importância dessas capacitações. “A qualificação constante dos profissionais da rede é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de qualidade e garantir um diagnóstico rápido, assegurando que os pacientes tenham acesso ao tratamento adequado o mais cedo possível”, afirmou.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, reforça os cuidados de uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como ossos, rins e meninges. A transmissão ocorre pelo ar, através da fala, espirro ou tosse de uma pessoa infectada. A vacina BCG, obrigatória para crianças menores de um ano, protege contra as formas mais graves da doença.
O tratamento da tuberculose é gratuito e deve ser realizado por, no mínimo, seis meses, sem interrupção, sendo finalizado apenas quando o médico confirmar a cura total do paciente. Atualmente, todas as unidades da Rede de Atenção Primária de Saúde de Passo Fundo estão aptas a realizar o atendimento da população.