Covid-19: atendimentos e testagens reestruturadas

A partir desta quarta-feira, UBSs retomarão atendimentos normais

Nesta quarta-feira (16), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim América e as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) Hípica, Jerônimo Coelho, Ricci e Nonoai, transformadas em pontos de referência para atendimento e testagem de pacientes com sintomas respiratórios e casos suspeitos de Covid-19, voltarão a prestar os serviços de rotina e de atenção básica à comunidade.

A informação foi reforçada pela secretária de Saúde, Cristine Pilati, nesta segunda-feira (14). De acordo com ela, após uma constante de crescimento dos casos suspeitos e ativos de Covid-19, o município começa a registrar uma redução da procura nos locais organizados pela Prefeitura para atender a demanda, o que motivou a decisão de direcionar as pessoas com sintomas respiratórios para a UBS Santo Antônio da Pedreira e para os CAIS Boqueirão e Petrópolis. “A Secretaria mantém o monitoramento dos diários dos casos e da procura por atendimentos. Estamos analisando o cenário também com o objetivo de garantir que outras enfermidades clínicas possam ser acolhidas pela rede municipal de saúde na sua estrutura de UBS”, explicou ela.

Cristine informou ainda que a Central de Testagem montada junto à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) como ferramenta para ampliar e descentralizar a realização de exames rápidos para a detecção da infecção permanecerá aberta até esta terça-feira (15), das 8h às 14h. “Na quarta-feira, dia 16, os testes voltarão a ser feitos nos dois CAIS referência e na UBS Santo Antônio da Pedreira, também com a possibilidade de o paciente passar pelo atendimento clínico. As outras unidades e ESF’s que foram transformadas em pontos para acolhimento e testagem seguirão com os testes rápidos, mas os pacientes que precisarem de atendimento médico serão encaminhados para os CAIS ou para o Santo Antônio da Pedreira”, explicou Cristine.

A secretária observou ainda a necessidade de a população manter os protocolos de prevenção contra a transmissão do vírus, como o uso de máscaras e a higienização das mãos, com o álcool em gel. “A Secretaria está atenta a todos os quadros e indicadores da pandemia, trabalhando com muita dedicação para garantir, além da sequência da vacinação dos passo-fundenses, também o atendimento e a testagem dos pacientes com sintomas. É fundamental que as pessoas continuem mantendo os cuidados individuais”, reforçou ela.

Atualizado em 15 de fevereiro de 2022.