Vacinação contra a Covid-19 nas ILPIs

Residentes e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência receberam a primeira dose

Nesta quinta-feira (21), a vacinação contra a Covid-19 em Passo Fundo seguiu com idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a primeira dose da vacina em 652 residentes e 497 trabalhadores destes locais.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) prioriza grupos que têm maiores chances de desenvolver complicações em decorrência da Covid-19. Por isso, quem está nas ILPIs foi vacinado na primeira remessa de doses enviada ao município.

Cronograma
Ontem (20), no primeiro dia oficial de vacinação, começaram a ser vacinados os profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 nos hospitais São Vicente de Paulo, de Clínicas e Prontoclínica e na emergência do Hospital Municipal.

Nesta sexta-feira (22), serão vacinados os trabalhadores dos Cais Petrópolis e Boqueirão, as equipes de vacinação das unidades de saúde da rede municipal e as equipes de salvamento dos Bombeiros, Samu, Unimed e Argus.

Para a semana que vem, está prevista a vacinação dos profissionais da rede municipal que atuam na coleta de exames de Covid-19. A imunização dos indígenas aldeados é estruturada para ocorrer nos próximos dias.

População deve aguardar orientações
Como, neste momento, a vacinação é feita a alguns grupos da primeira etapa, a população não deve ir até as salas de vacinação. Conforme a disponibilidade de doses, os outros grupos contemplados na primeira etapa de vacinação serão chamados. Esse é o caso de demais profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais acamadas em domicílio.

Fotos: João Pazuch

Atualizado em 21 de janeiro de 2021.