Índice de infestação do Aedes é de 0,6

Levantamento foi realizado pelos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde

A Vigilância Ambiental em Saúde realizou em outubro o quarto e último Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) no município. O trabalho foi realizado pelos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, em visita a cerca de 3 mil imóveis aleatoriamente. O índice fechou em 0,6, o mais baixo registrado no ano.

A chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivânia Silvestrin, explica que isso se deve a transição do frio para o calor. “Dias mais quentes favorecem a proliferação mais rápida do Aedes. Certamente o próximo Lira, que será no verão, este índice estará maior. Mesmo que o índice tenha fechado em 0,6, baixo para epidemia, somos município infestado. Então, corremos sério risco para termos casos positivos de dengue”.

Os cuidados precisam ser mantidos: não manter água parada em hipótese alguma em casa; condicionar lixos em local correto; manter caixas d'água bem vedadas; descartar pneus no Ecoponto; tonéis de água da chuva devem ficar bem vedados com tampa e tela; não usar pratinhos em plantas; e garrafas devem ser colocadas com a boca virada para baixo. 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de novembro de 2019.