Grupos promovem saúde e prevenção na ESF Mattos

A ideia levar uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo. A Prefeitura de Passo Fundo tem equipes de diferentes unidades que desenvolvem atividades de promoção e prevenção de saúde como grupos terapêuticos, oficinas, palestras em escolas, além de atividades lúdicas e alusivas a datas importantes do calendário da saúde.

Exemplo disso é a Estratégia Saúde da Família (ESF) que conta com três grupos em que são abordados temas como saúde vascular e cuidado com o coração, nutrição, bem-estar, importância de movimentar o corpo e o controle de doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão, por exemplo.

Os grupos
- Grupo Amigos do Coração: desenvolvido com acadêmicos do curso de Fisioterapia da UPF e com a equipe da ESF Mattos, traz atividades que envolvem a aferição da pressão arterial e exercícios específicos como aquecimento, alongamento, fortalecimento e respiração. O público-alvo são indivíduos hipertensos, diabéticos ou que possuem doenças cardíacas.
- Grupo Saúde e Bem-Estar: acompanahdo por acadêmicas do curso de Nutrição da UPF e a equipe da ESF Mattos busca um acompanhamento nutricional dos participantes, incluindo as aferições de peso e altura, cálculo do IMC, palestras orientativas com temas específicos em torno da alimentação saudável, orientações de determinadas doenças crônicas e entrega de receitas.
- Grupo Movimento e Saúde: uma parceria entre acadêmicos do curso de Nutrição e de Educação Física da UPF e equipe da ESF Mattos o grupo busca desenvolver atividades nutricionais e exercícios de alongamento, flexibilidade, melhora da coordenação motora e da resistência física.

Com essas ações, as equipes possibilitam a maior divulgação das informações, fortalecimento dos vínculos com as comunidades, ampliação do número de pessoas atendidas bem como mudanças significativas nos hábitos de saúde das pessoas.

A ideia levar uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades, desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe

(Foto: Divulgação)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de setembro de 2019.