Administração Municipal levará Pronto Atendimento ao Zácchia

A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou hoje, quinta-feira, 27, aos moradores do Núcleo Habitacional José Alexandre Zácchia, a planta do ambulatório de Pronto Atendimento, um plano do Programa Saúde da Família e Pronto Atendimento, que será instalado para atender as necessidades de saúde daquela população, de mais de 7 mil pessoas, e distante 7 quilômetros do centro do município.“Quando ainda na campanha, o prefeito Dipp disse que se empenharia para que esta comunidade recebesse esta obra, que atenderá ocorrências de urgência, e terá um atendimento 24 horas. Durante o dia as equipes de PSF atenderão a população, e no período da noite eles terão clínico geral e pediatra à disposição”, destaca o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando.

A obra, com mais de 771 metros quadrados, e que se localizará nas ruas Argemiro Pereira e Antônio Fernando Machado, agora passará para o processo de licitação, que deverá estar concluído até o final do mês de agosto deste ano.“Agora nós vamos aguardar, e acompanhar, o andamento normal do processo. Mas importante para nós é ver a planta da obra. Isto mostra que, agora sim, teremos atendida uma reivindicação de anos, o que vai ajudar muito a nossa população com relação à sua saúde”, é o entendimento do presidente da Associação de Moradores do Zácchia, Nilson Santa Helena da Silva.

Equipado com ambulância nas 24 horas do dia para deslocamentos de atendimento de urgências e emergências (perigo de vida), biblioteca, salas de aula, e a presença de estudantes da Faculdade de Medicina, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e com imóvel construído respeitando o que rezam as leis de saúde, são pontos dados como altamente positivos pela Administração Municipal, em serviços que reverterão para aquela população. “Nós vamos equipar este Pronto Atendimento de tal forma, que as pessoas só precisarão se deslocar daqui, para serem atendidas, em casos muito graves. Outro detalhe, é usufruirmos de profissionais advindos dos convênios e parcerias que temos, como com a UPF, o que representará um melhor atendimento em saúde para esta população”, enfatiza Grando.

Secretário Grando fez a apresentação do projeto para os moradores do Núcleo Habitacional.

População acompanhou a apresentação, e teve seus questionamentos respondidos pelas equipes da SMS.

Atualizado em 27 de julho de 2006.