Senha para autorização de exames termina com as filas

Uma simples providência tomada pelo setor de marcação de exames, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), terminou com as enormes filas que há anos significava um tormento para a população que necessita do atendimento.

“O secretário solicitou que estudássemos uma maneira de terminar com as filas e com o sofrimento das pessoas, além de tornar mais fáceis outras medidas que viessem de encontro ao nosso controle. Por isto, passamos a adotar a autorização dos exames somente através de senhas. E está dando muito certo”, salienta a chefe do setor, Sonia Buniva.

Está dando tão certo, que de janeiro a maio deste ano, a Secretaria registrou a autorização de mais de 141,4 mil exames, sem qualquer tipo de atropelo, e sem que as pessoas continuassem chegando na Secretaria, em muitos casos, formando filas no fechamento do expediente (17 horas), só para ter certeza de que seriam atendidas no dia seguinte.

O setor autoriza desde exames considerados mais comuns, como Hemogramas (exames de sangue), até os especiais, tipo PSA (Próstata). Do total de 141.414 atendimentos naquele período, cerca de trinta por cento são autorizações para exames especiais.

“Além de termos tirados as pessoas da fila, onde muitos enfrentavam desde as adversidades climáticas, como chuva e frio, a senha oportunizou que o setor tivesse mais agilidade no atendimento e um maior controle do que se está autorizando. Notamos também que quem vem buscar a autorização é porque realmente necessita”, frisa Sonia Buniva, fazendo questão de acrescentar que muitas pessoas, uma vez de posse da senha, não retornam mais.

“Dado interessante, é que a pessoa pode vir aqui a qualquer hora, no horário de expediente, e retirar sua senha. Assim, ela saberá a que dia e a que hora terá a sua autorização. Agora, ela espera, sim. Porém, alguns minutos, sentadas confortavelmente, e não horas como acontecia antes”, ressalta a responsável.

“Desde que assumimos, o que é uma proposta da Administração Municipal, estamos tomando providências em vários setores, para facilitar a vida da comunidade. A saúde está melhorando em Passo Fundo, mas ainda há muito por fazer. Assim, toda e qualquer providência em prol da população, sempre é bem vinda”, destaca o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando.

Área que antes registrava um fluxo enorme de pessoas, hoje é passagem livre para a população.

Atualizado em 22 de junho de 2005.