Alunos de enfermagem da Ulbra visitam Hemopasso

Durante o mês de maio, o Hemopasso – Hemocentro Regional de Passo Fundo, recebeu a visita de 40 alunos do 7º nível do Curso de Enfermagem, da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, acompanhados pelas professoras Márcia Helena Smiotto – Enfermeira Sanitarista e Ana Paula Agostini – Enfermeira Gerontóloga, supervisoras do estágio curricular 1.

Segundo as professoras, o objetivo da visita, é permitir que o aluno conheça os procedimentos do Hemocentro, que é uma referência regional, e também estimular o aluno para que saibam da importância do doador de sangue e futuramente se transformem em doador. É importante destacar, disse a professora Ana Paula, que os alunos tenham consciência sobre a importância da doação e aprendam como é o fluxo do sangue dentro do Hemocentro para quando forem trabalhar na área da saúde, em hospitais ou Secretaria da Saúde, saibam como agir quando tiverem que solicitar o sangue.

“Como as aulas são relacionadas à saúde coletiva, sentimos a necessidade de mostrar para o aluno a prática dos Programas que existem hoje, por isso, visitamos, além do Hemocentro, o Hospital Dia e a APAE, com a finalidade de fornecer ao aluno uma idéia maior do que é o PSF – Programa Saúde da Família.”, destacou a professora Márcia Smiotto.

“Para o Hemopasso, é muito importante essas visitas, porque são mais pessoas, da área da saúde, ou simplesmente, cidadãos, que estão conhecendo os procedimentos do Hemocentro, que, conseqüentemente, irão divulgar nas suas comunidades. O Hemocentro está sempre de portas abertas para receber com profissionalismo e qualidade os visitantes e os doadores voluntários”, finalizou o diretor geral do Hemopasso, Nei Alves.

50% dos alunos demonstraram interesse na doação de sangue.

Atualizado em 23 de maio de 2005.