Doação de sangue: Soledade dá exemplo de amor e solidariedade

Número de doadores voluntários surpreende Hemopasso Regional.

Mesmo com chuva os cidadãos de Soledade, da zona urbana e do interior, saíram de casa para doar solidariedade. No sábado, 02 de abril deste ano, a equipe do Hemopasso – Hemocentro Regional de Passo Fundo - esteve naquele município realizando, com uma unidade móvel (o ônibus Vampirão), a coleta externa de sangue. Este é um procedimento adotado com o objetivo de garantir sangue a todos os receptores, sendo que aquele município é um dos 129 conveniados ao Hemopasso, que também possui hospital, entre as 59 Casas de Saúde, que recebe a atenção do Banco de Sangue.

O evento, além da participação do Hemopasso de Passo Fundo, contou com a organização do Rotary Club Novos Tempos e com o apoio da Prefeitura Municipal de Soledade, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Entre os 165 cidadãos soledadenses que se fizeram presentes junto às equipes de trabalho do Hemopasso de Passo Fundo, 139 doaram sangue. Mas um dado importante e digno de registro, é que 101 foram voluntários, assim distribuídos: 75 homens e 64 mulheres.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 2% da população mundial é doadora de sangue e, destes, apenas 25% são doadores espontâneos e habituais. Para cobrir a demanda do país, a OMS determina que de 3% a 5% da população, com idade entre 18 e 65 anos, sejam doadores voluntários de sangue.

“O objetivo maior da coleta externa é intervir nesta realidade, contribuindo para que a população se conscientize e compreenda a importância e a necessidade de cidadãos saudáveis tornarem-se doadores. Desta forma, se todos se conscientizassem da importância da doação, não haveria problema com o estoque de sangue”, é enfático o diretor do Hemopasso, Nei Alves.

O diretor do Hemopasso salientou, também, que o ponto positivo da Coleta em Soledade foi a organização do Município, através da Secretaria Municipal de Saúde, na parceria com o Rotary Club Novos Tempos.

“A Secretaria da Saúde e o Rotary Novos Tempos estão de parabéns, porque souberam valorizar o evento dando condições perfeitas para que nossas equipes pudessem trabalhar com toda infra-estrutura e segurança. O número de doadores voluntários foi outro destaque no evento”, reconhece Alves.

As equipes do Hemopasso estarão, no sábado, 09 de abril, das 8h30min às 17 horas, novamente com o ";Vampirão";, no município de Tapejara, realizando a coleta de sangue, com a grande expectativa de repetir o sucesso registrado em Soledade.

Atualizado em 5 de abril de 2005.