Março é o mês de aniversário do Hemopasso

O Hemopasso de Passo Fundo, com abrangência regional, atende 129 municípios, beneficiando, nesta área, cerca de 59 hospitais, estará completando, no dia 29 de março deste ano, nove anos de atividades. O Hemopasso tem na sua direção Nei Alves, coordenador de uma equipe composta de 58 pessoas entre enfermeiras-padrão, biólogas, médicos, bioquímicos, auxiliares e técnicos de enfermagem. É referência nacional, estando em 5º colocado neste item, em nível de país, ficando atrás somente de Hemopassos que atendem capitais, como é o caso do Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo e Minas Gerais. “Nós estamos desenvolvendo um bom trabalho em prol, principalmente, dos receptores, que é nossa maior preocupação. Apesar disto, o doador recebe atenção especial que vai desde a sua alimentação antes de doar o sangue, até após o gesto, oportunidade em que também recebe atenção com relação à alimentação e aos exames que se faz com o sangue doado. São estes cuidados, aliados a outros vários fatores, que nos colocaram nesta condição em relação aos demais Hemopassos do país”, ressalta Alves. Uma das preocupações diz respeito ao número dos chamados “doadores espontâneos”. Segundo dados, na atualidade, em nível mundial, este número chega a um mínimo de 2%, quando o ideal seria 5% por cento. Em Passo Fundo, quando a nova Administração assumiu o Executivo, o município registrava uma média entre 17 e 18% de doadores. Após um trabalho intenso da atual direção, este número está atingindo os 50%. “ Toda a estrutura do Hemopasso é mantida por recursos federais provenientes do Feps. Hoje, atendemos a doação do sangue, os hemofílicos e mantemos cadastro para as pessoas que tencionam fazer a doação de medula óssea”, enfatiza o diretor do Hemopasso. O Hemopasso tem uma estrutura externa com duas viaturas: uma camioneta Van e um ônibus, o “Vampirão”, que atende a coleta de sangue em toda a Região. “Tem uma verba, que o prefeito assinou a sua liberação na semana passada, de R$ 162 mil, também proveniente do Feps, que estava parada desde 2003. Em função disto, tivemos que providenciar a sua liberação, com urgência, evitando que tais recursos voltassem para o Ministério da Saúde. Com esta verba, e com outra que está para ser repassada, nós teremos um total de R$ 2 milhões somente para as reformas do prédio do Hemopasso, que está em péssimas condições para bem atender a população”, cita Alves. Com esta recuperação do Hemopasso, as coletas de sangue mensais, que hoje estão em torno de 1.600, deverão dobrar e, segundo as previsões, até junho deste ano as reformas deverão estar concluídas na sua totalidade. “Eu espero, sinceramente, que o nosso trabalho reflita no aumento da coleta de sangue. Há que se levar em conta, de que a doação continuada é necessária, porque o sangue, e seus derivados, têm um prazo de validade para o seu uso. Mas quero lembrar a população da importância da doação, dizendo o seguinte: um doador salva três vidas. Então, por aí, se pode ver a importância de se doar sangue!”, alerta o diretor Nei Alves. No dia 29, dia do aniversário do Hemopasso, o funcionamento acontecerá até às 16h30 min. Após este horário, os funcionários participarão, com alguns convidados especiais, de uma confraternização.

Atualizado em 23 de março de 2005.