Passo Fundo: Convênio com União e Estado garante Unidade de Saúde e SAMU

Passo Fundo é um dos 16 municípios gaúchos contemplados com recursos da União para a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e três ambulâncias do sistema SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Passo Fundo é um dos 16 municípios gaúchos contemplados com recursos da União para a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e três ambulâncias do sistema SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). O convênio foi assinado nesta sexta-feira (10) em Porto Alegre, pelo secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o Estado, através da governadora Yeda Crusius e o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra.
O secretário Alberi Grando destacou que a UPA vai ser uma unidade intermediária de atendimento à população. O primeiro atendimento, explicou, é nas unidades básicas, como os Cais. Se o problema for mais complexo, como hidratação, insuficiência respiratória ou cardíaca,entre outros,  isso será feito na UPA, por um período de até 24 horas. Após, se a pessoa não melhorar, vai ser encaminhada para um hospital.
A UPA de Passo Fundo funcionará  em um prédio de 1300 m2, construído e equipado pelo governo federal, com apoio do governo do Estado, sendo que o município entra com a doação de um terreno (a ser escolhido) e o fornecimento de pessoal para atendimento e seis médicos especialistas. Os recursos para a construção e equipamento da unidade chegam a R$ 2 milhões e 600 mil reais e as obras ainda não tem prazo definido para iniciar, uma vez que agora começa a etapa de formalização de documentos.

AMBULÂNCIAS

O mesmo termo de compromisso assinado em Porto Alegre pelo secretário Grando, prevê a destinação para Passo Fundo de um sistema de SAMU, equipado com três ambulâncias. Uma delas, explicou Grando, será avançada. equipada com UTI móvel. E as outras duas funcionarão como apoio básico.
Grando ressaltou a participação da 6ª. Coordenadoria regional de Saúde, através do coordenador Fabiano Bolner, que foi parceira nessa iniciativa que acabou contemplando o município com esses investimentos na área de saúde.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de julho de 2009.