Prefeitura quer normatizar atendimentos nas emergências hospitalares
A prefeitura de Passo Fundo, através da Seretaria Municipal de Saúde, está reunindo representantes de serviços de atendimento e hospitais, no sentido de normatizar o atendimento aos pacientes que chegam de ambulância nas emergências. Hoje (23/09) foi realizada a segunda reunião, coordenada pelo secretário Alberi Grando.
Atualmente, segundo o secretário, não existe um procedimento padrão para que as pessoas sejam atendidas quando chegam às emergências hospitalares, de ambulância. O secretário entende que elas devem ser atendidas imediatamente, o que em alguns casos não ocorre devido à falta de uma norma para o setor. Diante desse quadro, inicialmente foram reunidos os representantes de serviços que socorrem as pessoas com ambulâncias, com Bombeiros, Unimed, Samur e da própria Secretaria.
Hoje participaram do encontro representantes dos hospitais Municipal, Cidade e São Vicente, que expuseram a realidade das emergências. ";Há reclamações de quem faz o atendimento através das ambulâncias e também dos responsáveis pelas emergências hospitalares e por isso queremos normatizar essa situação, para que as pessoas não sofram novos transtornos”, afirma Grando.
A partir desses encontros será formada uma comissão, a qual irá adotar um procedimento padrão para o recebimento e um atendimento rápido para pacientes que chegam nas emergências conduzidos ambulâncias. Atualmente existe legislação federal disciplinando o assunto, mas que ainda não é aplicada no Município, o que deverá se concretizar a partir dessas reuniões reforça Alberi Grando.
Encontro foi na Secretaria de Saúde.