Projeto levará saúde para dentro de casa
A Administração Dipp/Corralo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está disponibilizando para a população o Programa Maturidade - Viva Melhor. O objetivo é levar para pessoas idosas, com dificuldades de locomoção, a odontogeriatria (especialidade que trata a saúde bucal na 3ª idade).
O serviço atenderá nas residências daquelas pessoas que, por algum motivo, não podem sair de casa para receber o atendimento odontológico. A princípio, a meta é atender aos idosos acamados, mas o projeto também terá o alcance ampliado para todas as pessoas que dele necessitam.
A triagem para o programa será realizada pelas enfermeiras das unidades de saúde, que irão cadastrar e transmitir as informações para a SMS, onde será organizada uma agenda de atendimento.
O projeto ainda prevê palestras explicativas, relacionando hábitos de higiene e doenças bucais que ocorrem na terceira idade e distribuição de materiais dentários. “Este serviço trará para essas pessoas uma melhor qualidade de vida, aproximando-as dos serviços oferecidos pela própria Secretaria”, ressalta o coordenador de saúde bucal do município, Antonio Carlos Loss.
O atendimento ficará sobre a responsabilidade da odontóloga e especialista no assunto, Rejane Pedro. Segundo ela, a justificativa deste projeto é a criação de um programa de saúde preventiva, que seja capaz de mudar o atual retrato dos procedimentos odontológicos. “Precisamos melhorar os índices de saúde bucal dos idosos, e para que isto aconteça devemos atuar de forma regionalizada, analisando os problemas específicos de cada grupo existente na população”, destaca Rejane.
O serviço já está disponível, e pode ser solicitado através de todas unidades de saúde, bem como pelo telefone (54) 3316-1205.
Palestras introduzem o programa nas vilas.