Hemocentro recebe treinamento sobre Hepatite C
Os funcionários do Hemocentro de Passo Fundo participaram, nesta segunda-feira (16/10) de palestra proferida pelo médico especialista Paulo Reichert, que abordou aspectos sobre hepatite. Explicou aos funcionários os índices de incidências, modalidades de contaminação nas formas de hepatite (B e C). A hepatite B tem 350 milhões de pacientes no mundo, explica Paulo Reichert, e a hepatite C - 300 milhões. Ao alertar sobre a forma silenciosa da doença disse que a importante a iniciativa da administração do Hemocentro no treinamento preventivo dos enfermeiros, médicos, biólogos e demais funcionários. Neste aspecto reforçou que é fundamental o conhecimento sobre a maneira de contágio, para se chegar ao diagnóstico e tratamento da hepatite crônica.
O diretor do Hemocentro Regional de Passo Fundo, Carlos Tassi, mostrou-se preocupado com os riscos que enfrenta a população, diante do perigo para a saúde pública que representa a hepatite C, denominada a doença do século. Sua transmissão dá-se pelo contato sanguíneo e a doença, que ataca o fígado, foi descoberta em 1989. “Instala-se silenciosamente. A Organização Mundial da Saúde estima que 4,5 milhões de brasileiros não sabem que estão doentes e 1,5 milhão poderão morrer pela hepatite, nos próximos 10 anos, se não forem tratados”, observa a publicação do Grupo Viva Melhor, de apoio a portadores da hepatite C. Por isso, a recomendação é que todos façam o teste de detecção (ANTI-HCV), relativamente simples, mediante coleta de sangue. A recomendação mais urgente é para as pessoas do grupo de risco: quem faz diálise, quem faz tatuagem ou piercing, ou compartilhou uso de drogas, inclusive aspiráveis, além de pessoas HIV positivo.
Participaram do treinamento, os 70 funcionários do Hemocentro, conforme objetivo da Comissão de Qualidade, que prevêem abordagem de diversos temas de ordem preventiva para a saúde pública, conforme orientação do prefeito Airton Dipp, no sentido de aprimorar o potencial de atuação do Hemocentro Regional de Passo Fundo, que receberá nos próximos dias os melhoramentos de infraestrutura e ampliação.
Treinamento com o especialista Paulo Reichert