Fechado o cerco contra a dengue
Com mais duas ações realizadas ontem, a Secretaria de Saúde do município intensifica a prevenção do mosquito Aedes Aegipti em Passo Fundo. Pela manhã cerca de 90 alunos da escola municipal localizada no bairro Jardim América, participaram de uma caminhada de conscientização pelas ruas e casas daquela comunidade, e a tarde agentes de campo da dengue, estiveram presentes com exemplares do mosquito na praça Marechal Floriano, em frente a Catedral.
No bairro ao todo foram mais 100 casas visitadas, sendo identificados possíveis focos do mosquito. Além da identificação, os alunos que freqüentam entre a 5ª e 8ª séries, demonstraram para os moradores, como deve ser feita a fiscalização nas residências.
A caminhada que durou duas horas, percorreu cerca de 6 km e também fiscalizou terrenos e o comércio. Segundo o secretário da pasta, Alberi Grando, a secretaria de Saúde fica extremamente feliz com essa iniciativa, que intensifica o excelente trabalho de prevenção já existente. “São iniciativas como está que somam e ressaltam o trabalho de toda a equipe. É importante frisar também, que não é por acaso que Passo Fundo está sem focos do mosquito, se este trabalho não fosse bem feito, com certeza seguindo o mapa das cidades contaminadas, Passo Fundo, já estaria dentro deste ciclo”, explica Grando.
Para a Diretora da escola, Eloísa Veiga, o trabalho de prevenção a dengue promovido pela secretaria, é importante, e vem ao encontro com o compromisso da escola, de inserir seus alunos nos contextos atuais. Ela ainda lembra que basta cada pessoa fazer a sua parte, que o mosquito da dengue não chegará no município. “Se cada pessoa se mobilizar, tomando como exemplo estas crianças, esta doença não se manifestará em nossa cidade”, ressalta.
Apesar da chegada do frio, o trabalho de prevenção da dengue continuará intensificado, quem estiver interessado em participar da campanha pode entrar em contato através do telefone (54) 3316 1026.
Cerca de 90 alunos percorreram ruas levando informação sobre o mosquito
Foto: Luis A. Schneiders