Funcionários do Hemopasso passam por treinamento especial

Funcionários do Hemopasso passam por treinamento especial

Um grupo de sessenta funcionários do Hemopasso – Hemocentro Regional de Passo Fundo - passou nesta quarta-feira, dia 04, por um treinamento especial de conhecimento, organizado e promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro Integrado de Atenção a Saúde do Trabalhador (CIAST).

Um dos objetivos do encontro é prevenir o acidente de trabalho com risco biológico, ou seja, de exposição ocupacional, com possibilidade de irreversão para o vírus da AIDS (HIV), e Hepatites B e C.

“Este é o principal objetivo: o de prevenir. O outro é de que o profissional do Hemopasso saiba exatamente como proceder, o que fazer, e para onde ir no momento que ocorra, por ventura, um acidente. É a implementação de um fluxo de rotina, no caso de ocorrência de acidente”, define a coordenadora do CIAST, Volnete Regina Pizzi, que ministrou os conhecimentos ao grupo.

Para o mês de julho, deste ano, existe a previsão do CIAST de promover cursos de capacitação para todos os profissionais de saúde do Município de Passo Fundo. Estão no rol estabelecimentos particulares, como hospitais, clínicas, e nas áreas de enfermagem, odontologia e laboratórios. Um segundo, para julho e agosto deste ano, para a capacitação de todos os usuários, os profissionais da rede municipal de saúde, como o que foi aplicado no Hemopasso, e para os funcionários de outros setores, como, por exemplo, dos Centros de Atendimento Integrado de Saúde (CAIS) e Ambulatórios.

“Excelente participação dos funcionários. Todos muito motivados, e com uma grande participação e questionamentos importantes. É um assunto de interesse, eles percebem que isto é valorização do trabalho que desenvolvem. Foi ótimo”, classificou a participação dos funcionários do Hemopasso, a coordenadora Volnete Pizzi.


Grupo recebeu orientações de como evitar riscos em acidentes.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 4 de maio de 2005.