Secretaria de Saúde realiza ações para a prevenção de surto de rubéola
Mesmo com a importante redução na incidência de casos de rubéola, o Brasil ainda apresenta casos de transmissão do vírus e alguns surtos em diversos estados. No Rio Grande do Sul, recentemente foram confirmados casos de rubéola, nas regiões de Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul.
Em Passo Fundo durante os últimos dias foi constatado o primeiro caso da doença. Por esse motivo, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), disponibilizará em todas as unidades de saúde a vacina. A dose deve ser aplicada somente em pessoas com a faixa etária entre 10 e 49 anos, que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença.
É importante frisar que a rubéola é definida através dos seguintes sintomas: febre exantema maculopapular (manchas vermelhas na pele), linfoadenopatia retroauricular e ou occipital (íngua no pescoço ou orelhas), independente de idade ou situação vacinal.
Outras informações sobre a doença e locais de vacinação podem ser obtidas através dos telefones (54) 3316 1045 ou (54) 99936040, falar com Edson Mocinho, coordenador da Vigilância em Saúde.