Conferência de saúde com grande público
A 6ª Conferência Municipal de Saúde, evento integrante do calendário dos festejos dos 150 Anos de Passo Fundo, realizou-se na sexta-feira e sábado, 03 e 04/08, respectivamente, na Portal Faculdades. Reunindo um grande público, desde a sua abertura oficial, na noite da sexta-feira, autoridades e convidados especiais juntaram-se aos profissionais da área da saúde, que buscaram a troca de experiências com relação aos mais diferentes assuntos tratados na Conferência, o que se verificou, também, no decorrer de todo o sábado, com atividades até às 20 horas.
O tema: “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado”, foi a ênfase do encontro, que oportunizou o debate de dezenas de outros temas ligados, e de interesse, à área. Lei Orgânica de Saúde; Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI: Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento; Pacto Pela Vida; Pacto em Defesa dos SUS e Pacto em Gestão, foram alguns dos destaques entre os presentes, inclusive, possíveis pelas palestras proferidas desde a noite de sexta-feira.
“Somos sabedores de que o item saúde sempre deve ser discutido. Nós estamos bem em termos de saúde no município, mas se sabe que ainda há muito por fazer. E nada melhor do que os próprios profissionais de saúde para buscarem estas saídas, possíveis somente através da discussão e da troca de idéias, como acontecerá aqui”, se posicionou o secretário da Saúde, Alberi Grando.
Para o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, também a Conferência é o meio para as discussões e para as soluções dos problemas que se verifica na saúde. Não somente no município, mas em nível estadual e federal. O chefe do Executivo exemplificou a importância deste evento para a comunidade, citando alguns dos temas que envolveram os freqüentadores: promoção da saúde; atenção básica; o idoso; mortalidade infantil e materna.
“Verifica-se que são temas importantes, e que fazem parte do dia-a-dia da população. Os profissionais que se ocupam de eventos como esta Conferência são os que fazem a diferença lá fora, quando envolvidos com a nossa comunidade. Por isto a importância de um evento como a Conferência Municipal de Saúde”, sintetizou o prefeito na oportunidade da abertura da Conferência.
O ponto positivo do evento, segundo a coordenação, é que a cada edição da Conferência verifica-se mais e mais a participação popular, não somente dos profissionais ligados diretamente à área da saúde, como de pessoas da comunidade.
“Isto é interessante porque mostra que, também em termos de troca de experiências, e para levar conhecimentos à comunidade, também estamos no caminho certo”, finaliza Grando.
Autoridades presentes na abertura oficial do evento
Pessoas da comunidade e profissionais da área dividiram espaço na Conferência
Secretário Grando: “A certeza do sucesso do evento”
Prefeito Dipp: “Conferência: onde estão os resultados de vários problemas da saúde”
Fotos: Mario Quadros