Meta de vacinação em Passo Fundo ainda não foi atingida

Campanha de Vacinação encerra dia 13 de junho


    Há dois dias de ser encerrada, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação ainda não atingiu a sua meta em Passo Fundo. Segundo dados levantados pela Vigilância Epidemiológica do município, foram vacinadas 27.705 pessoas, totalizando 91% do grupo alvo. A menor procura pela vacina está entre crianças e gestantes, onde a meta não foi atingida.
    Ao todo, receberam a dose da vacina 2.916 crianças, 6.766 trabalhadores da saúde, 1.247 gestantes e 16.915 idosos. Durante as duas semanas de prorrogação da campanha, foram vacinadas mais 7.145 pessoas, mas, segundo os dados, a índice de vacinação em crianças e gestantes ainda é baixo. O total da população de crianças entre seis meses e dois anos em Passo Fundo é de 4.011, sendo que apenas 2.916 receberam a vacina, enquanto que a população de gestantes é de 2.006 e apenas 1.247 foram vacinadas.
    Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, o problema é que o Ministério da Saúde estipulou uma população de 2.367 trabalhadores da saúde na cidade, mas já foram 6.766 vacinados, o que deixou a porcentagem total de doses aplicadas mais alta. Ela explica que cada grupo precisa atingir a meta de 80% de vacinas, caso contrário não será possível abrir a campanha para o resto da população.
    Nesta semana foram permitidas as vacinas para pessoas portadoras de alguma doença crônica, mediante prescrição médica.
    A Campanha segue até o dia 13 de junho. Fazem parte do grupo alvo crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com idade superior a 60 anos.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 11 de junho de 2012.