Comitê da Gripe A volta a se reunir em Passo Fundo

Comitê da Gripe A volta a se reunir em Passo Fundo


    
    O Comitê Municipal de Enfrentamento da Gripe A se reuniu ontem pela manhã para avaliar os casos confirmados da gripe na cidade e discutir as possíveis medidas a serem tomadas.
    Até agora já foram confirmados dois casos do vírus H1N1 em Passo Fundo, e, segundo o coordenador de saúde, João Mattos, há mais 14 exames que foram enviados para diagnóstico e aguardam resultados.
    Uma dificuldade aparente que a região vem enfrentando é a falta de vacinas, o que deve ser superado pelos cuidados de prevenção. Para isso, a primeira medida tomada pelo Comitê da Gripe A foi a confecção de folhetos informativos que serão distribuídos nas escolas e unidades de saúde, alertando a população sobre as precauções; cuidados como lavar bem as mãos, utilizar máscaras de proteção respiratória em ambientes que podem apresentar riscos, usar álcool gel na entrada e saída de locais públicos, e assim por diante.
    O coordenador João Mattos também salientou que todo o paciente que apresentar sintomas característicos do vírus da Influenza, sendo eles febre, tosse e dor de garganta, devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo. Mesmo sem a confirmação do vírus, o médico poderá receitar o medicamento Tamiflu, que estará disponível gratuitamente em todos os Cais e Unidades de Saúde da cidade. Nos finais de semana, este medicamento estará sendo distribuído no Hospital Municipal.
    Em 2011 não houve casos de contaminação pelo vírus H1N1 em Passo Fundo, e neste ano estão acontecendo casos esporádicos, o que mostra que a situação está controlada. A intenção da Secretaria de Saúde do município é prevenir para que a gripe não seja um problema de saúde à população.
    Na próxima terça-feira, 3 de julho, o comitê volta a se reunir para avaliar novos acontecimentos e tomar novas medidas de prevenção.  
 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de junho de 2012.