PSF passo-fundense premiado em programa estadual
O Programa de Saúde Familiar (PSF), da vila Ricci, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Passo Fundo, conquistou, graças ao empenho do grupo de 11 profissionais, um importante prêmio em dinheiro, depois de ter conseguido mobilizar a comunidade para que participasse doando Notas Fiscais (NF), objetivo principal do Programa “Nota Solidária”, do Governo do Estado.
“Pra nós este prêmio foi muito importante, porque os valores servirão para que se construa um novo espaço físico para atender melhor a população. Nós precisamos de mais espaço físico para desenvolver as nossas atividades, como as oficinas, por exemplo, para que as pessoas melhorem a sua renda, com trabalhos artesanais, e para as atividades que envolvem o DAATI, que são pessoas idosas, e que necessitam de um local adequado para estarem conosco”, comemora a médica responsável, Elaine Belquiz Maciel Korb.
O Programa Nota Solidária é desenvolvido durante todo o ano e, a cada 03 meses, realiza sorteios entre os que doam as Notas Fiscais, que recebem cartelas. Os sorteados têm chances de ganhar, inclusive, carros. Os que arrecadam as NFs ganham pontos e podem ganhar os prêmios em dinheiro, o que foi o caso do PSF da vila Ricci.
“De todos que concorreram, e esta foi a primeira vez que concorremos, nós ficamos em 11º lugar. Arrecadamos Notas de maio a julho deste ano, e em agosto fomos comunicados que conquistamos aquele prêmio, pela nossa colocação. O valor vai nos ajudar a realizar o sonho da sede própria para o PSF”, se orgulha a enfermeira responsável, Magda Aparecida Polippo, lembrando a colega, digitadora do PSF, Valéria Andrade, quem descobriu a possibilidade de concorrer através de consulta na Internet.
O prêmio, de cerca de R$ 21 mil, será entregue, em ato simbólico, na manhã (10 horas), da segunda-feira, dia 05, no Município de São Roque.
Dos 15 PSFs de Passo Fundo, o da Ricci foi o único a participar do Programa – na categoria Saúde -, e concorreu com centenas de inscritos dos mais de 496 municípios gaúchos, conquistando aquela importante colocação.
“Temos que agradecer, e muito, a comunidade da Ricci, bem como a todas aquelas pessoas que, mesmo não morando aqui, colaboraram conosco. Foi a participação delas que nos possibilitou a premiação”, reconhece Magda Polippo.
A recompensa, que veio na primeira participação das funcionárias do PSF no Programa, as incentivou a continuar concorrendo na sua segunda etapa, já em desenvolvimento e se encerrando no mês de outubro deste ano, oportunidade em que as cartelas, para os que entregarem as NFs, darão direito ao sorteio de cinco carros.
“Nós estamos trabalhando bastante para conseguirmos nos colocar bem nesta próxima etapa. Quem sabe não ganhamos mais um prêmio que auxiliará para concluirmos a sede na sua totalidade?”, sonha a médica Elaine Korb, que espera contar, mais uma vez, com a parceria da população para tanto.
“Isto mostra a competência e a solidariedade dos nossos quadros. Mostra que o pessoal da saúde está sempre atento às possibilidades de melhorar, principalmente quando o assunto é a saúde da população. O pessoal do PSF da vila Ricci está de parabéns por esta importante conquista”, enfatiza o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando.
Médica-Responsável: “vamos realizar o sonho da construção da sede própria do PSF!”.
O grupo que trabalha na vila Ricci mobilizou toda a população da área para a arrecadação de Notas Fiscais.