Aplicações são feitas em 17 unidades de saúde. Não é necessário ter intervalo entre o imunizante contra a Covid-19 e os de rotina
Nesta quinta-feira (21), Passo Fundo iniciou a vacinação contra a Covid-19 das crianças de 3 a 4 anos. De segunda a sexta-feira, os pais ou responsáveis poderão buscar uma das 17 unidades de saúde vacinadoras.
A ampliação da faixa etária observa a Nota Técnica 213/2022 do Ministério da Saúde, que recomenda a vacinação deste público com a Coronavac ao considerar a segurança e eficácia do imunizante. A pasta também indica que os estados e os municípios organizem a vacinação de acordo com as doses disponíveis.
Em Passo Fundo, conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, as aplicações serão feitas em todas as crianças com mais de 3 anos enquanto houver doses disponíveis nas unidades. “A orientação do Ministério da Saúde é que os estados e municípios priorizem o público imunocomprometido, mas temos estoque significativo para vacinar as crianças desta faixa etária, trazendo mais proteção para as que frequentam berçários, escolas e demais espaços”, afirma, informando que o município possui cerca de 5,3 mil crianças de 3 a 4 anos.
Outra mudança na vacinação é que as crianças não precisam ter mais o intervalo de 15 dias entre vacinas. "Assim como a população adulta, elas podem receber o imunizante contra a Covid-19 simultaneamente aos de rotina", destaca Marisa.
Confira como fica a vacinação:
Públicos
- 1ª dose para crianças de 3 a 11 anos (enquanto houver doses)
- 1ª dose para pessoas acima de 12 anos, gestantes e puérperas
- 2ª dose de Coronavac para todas as crianças que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de 28 dias)
- 2ª dose de Coronavac para todas as pessoas que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de 28 dias)
- 2ª dose de Pfizer para as pessoas com 18 anos ou mais que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de oito semanas)
- 2ª dose de Pfizer para adolescentes que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de oito semanas) (*enquanto houver doses)
- 2ª dose de AstraZeneca para todas as pessoas que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de oito semanas)
- 3ª dose (reforço) para todas as pessoas com 18 anos ou mais que receberam a segunda dose há, no mínimo, quatro meses
- 3ª dose (reforço para os adolescentes de 12 a 17 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, quatro meses
- 2ª dose de reforço para pessoas com 40 anos ou mais que fizeram o primeiro reforço há quatro meses ou mais
- 2ª dose de reforço para profissionais e estudantes da área da saúde com mais de 18 anos que fizeram o primeiro reforço há quatro meses ou mais
Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.
ESF, UBS e ambulatórios: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h
Cais e Central de Vacinas: das 8h às 16h
Exclusivo para quem fez a vacina Janssen
- Reforço para todas as pessoas com 18 anos ou mais que fizeram a vacina Janssen no esquema primário (dose única) há, no mínimo, dois meses
- 2ª dose de reforço para pessoas com 18 anos a 39 anos (não gestantes e puérperas) que fizeram a vacina Janssen no esquema primário (dose única), independente do imunizante utilizado no primeiro reforço
- 3ª dose de reforço para pessoas com 40 anos ou mais (não gestantes e puérperas) que fizeram a vacina Janssen no esquema primário (dose única), independente do imunizante utilizado nos reforços anteriores.
Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.
ESF, UBS e ambulatórios: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h
Cais e Central de Vacinas: das 8h às 16h
Outros públicos
- Dose adicional para adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos (intervalo mínimo de oito semanas da segunda dose)
- 3ª dose para imunossuprimidos
Somente na Central de Vacinas, das 8h às 16h
*Enquanto houver doses
- 2ª dose de Pfizer para todas as crianças que precisam completar o esquema vacinal (intervalo é de oito semanas)
Na Central de Vacinas, mediante agendamento
Telefone para agendamento: 54 3046-0153