Semana de Prevenção às DSTs/AIDS é aberta na Escola Arcoverde
Para a diretora da escola, a professora Salete Vassoler, é sempre importante ter profissionais da área passando informações sobre doenças como a Aids e outras sexualmente transmissíveis. “Este trabalho é realizado durante todo o ano em sala de aula, mas a presença de profissionais da saúde prestando esclarecimentos é fundamental”, declarou a diretora da escola, que conta hoje com aproximadamente 1.300 alunos do Ensino Fundamental e Médio.
A semana foi aberta por representantes da Secretaria da Saúde e das Coordenadorias da Juventude e da Igualdade Racial. O secretário da Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, destacou que uma das maiores taxas de contaminação por HIV em Passo Fundo acontece entre jovens. “Estas ações são pensadas para revertermos essa realidade no futuro”, disse.
Diversas atividades estão previstas em Passo Fundo no sentido de prevenir e informar sobre a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis. Ainda nesta semana, alunos da Escola Adelino Pereira Simões e Protásio Alves acompanharão palestras sobre o assunto; no dia 28, a Secretaria da Saúde realizará um seminário, através da Vigilância em Saúde e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). No dia 04 de dezembro, acontecerá o Festival da Juventude, na Praça Tochetto. Paralelo ao evento, serão realizados testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. Toda a comunidade pode fazer os testes.
O coordenador municipal da Juventude, Rodrigo da Luz de Jesus, explica que durante o festival os participantes contarão com apresentações de bandas locais. “Quem quiser participar pode se inscrever na Coordenadoria da Juventude. A maneira como estamos tratando este tema é fundamental. Entendemos que não há nada de errado nos jovens de divertirem, debaterem questões importantes para sua vida e se prevenirem”, frisou.
O telefone da Coordenadoria da Juventude para outras informações e para inscrições de atrações musicais no Festival da Juventude é o (54) 3312-8086.
As atividades são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e das Coordenadorias da Juventude, da Mulher e da Igualdade Racial.