Entre os dias 1º e 8 de julho haverá uma fase de adaptação para atualizar o sistema

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, informa que as 26 salas de vacina em unidades de saúde do município passarão a operar com sistema informatizado. Entre os dias 1º e 8 de julho haverá uma fase de adaptação para atualizar o sistema, por isso, as salas poderão estar fechadas durante um ou dois turnos. Passo Fundo será o primeiro município do Rio Grande do Sul a implantar em 100% das unidades o novo sistema em ambiente web.
A interrupção temporária do atendimento se justifica pelo trabalho que será realizado. As equipes de todas as salas terão que lançar seus estoques com a descrição de cada frasco para que o sistema opere normalmente.
O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, explica que nenhuma sala permanecerá fechada mais do que um dia, mas que há dificuldades de estabelecer um cronograma por conta de que cada sala tem quantitativos e dados diferentes para informar. A Secretaria de Saúde sugere que, ao levar a criança para vacina neste período, seja verificado previamente se a sala está operando no novo sistema ou ainda em fase de adaptação.
Esta modernização é importante pois vai permitir que as informações de lotes de vacinas, aplicadores e eventuais efeitos colaterais sejam melhor monitorados. “O novo sistema permite o monitoramento mais preciso de perdas técnicas e, principalmente, a busca de faltosos, mantendo altas coberturas vacinais no município. Visamos assim ampliar a prevenção de doenças imunopreveníveis da população. Consideramos importante esta atualização para mantermos nossa cidade como referência em saúde no Brasil”, destacou o secretário.