Passo Fundo inicia mobilização contra a gripe H1N1

O município já articula iniciativas para prevenir a gripe e organizar o atendimento na rede

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, iniciou as primeiras ações para o enfrentamento da gripe H1N1. Mesmo com a campanha de vacinação da rede pública no estado prevista para começar a partir do dia 25 de abril, o município já articula iniciativas para prevenir a gripe e organizar o atendimento no sistema da rede. 

Reuniões com enfermeiros, médicos da rede e com os três hospitais de atendimento público em Passo Fundo serão realizadas para tratar sobre o tema. De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, será mudado o sistema de referência e contra-referência para os serviços de urgência. “Esta iniciativa visa reduzir a superlotação dos serviços de urgência, justamente com a chegada do inverno, que se soma à realidade das urgências da cidade. As ações ocorrerão em função dos riscos que as aglomerações nos serviços de urgência trazem para os próprios pacientes”, ponderou o Luiz Artur.

A partir do dia 18 de abril, os fluxos de urgência e das unidades de saúde serão estabelecidos em duas vias, ou seja, haverá a possibilidade de que a consulta que seria nos hospitais seja direcionada  para unidades de saúde da cidade de maneira eletiva.

Cuidado que chega em casa
O programa da Prefeitura de Passo Fundo que leva a vacina contra o vírus da gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais, Vacinação em Casa, já conta com um plano de ação para 2016. No ano passado, o programa imunizou cerca de 2800 idosos em casa. 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 7 de abril de 2016.