Em pouco mais de um ano, aumentou de 120 para 1.000 o número de pessoas beneficiadas com o serviço
O município e o estado, entre uma parceria da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, e da Secretaria Estadual de Saúde, disponibilizam desde o ano passado fraldas para a população que necessita do material. O recente atraso dos repasses estaduais foi regularizado e o material já está novamente disponível na rede municipal.
Com a restrição dos recursos, houve dificuldades em manter o fornecimento, que em pouco mais de um ano, aumentou de 120 para 1.000 pessoas atendidas. Segundo o secretário de Saúde, o problema encontra-se solucionado. “A partir de agora, serão entregues em trono de 118 mil fraldas no mês de novembro, contando com seis diferentes tamanhos”, destacou Luiz.
A parceria foi acertada em agosto de 2014 para resolver um problema antigo, que prejudicava o fornecimento. Enquanto o estado assume o financiamento de todas as fraldas, o município fica responsável pela compra e dispensação.
Para solicitar as fraldas, o usuário deve ir até a Coordenadoria dos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNE), localizado no Antigo Quartel, com os seguintes documentos:
a) laudo médico com validade de seis meses, constando diagnóstico no Código Internacional de Doenças (CID), especificações de fraldas (tamanho) e a quantidade mensal necessária;
b) CPF e nome da mãe;
c) Cartão SUS;
d) RG ou Certidão de Nascimento (no caso de ser criança);
e) comprovante de residência.