Saiba quando procurar um Cais ou a UBS

A Prefeitura de Passo Fundo reforça a organização da rede de atenção à saúde e orienta a população sobre as diferenças entre os atendimentos prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais São Cristóvão, Hípica, Boqueirão e Vila Luíza) e o Cais Petrópolis, recentemente reinaugurado. O objetivo é garantir que cada pessoa procure o serviço mais adequado conforme sua necessidade, evitando a sobrecarga dos hospitais e fortalecendo o cuidado em saúde no município com a promoção e proteção à saúde.
Enquanto as UBSs e Cais São Cristóvão, Hípica, Boqueirão e Vila Luíza são voltadas para o acompanhamento contínuo da saúde — como pré-natal, consultas de rotina, exames periódicos, renovação de receitas e atendimento pediátrico —, o Cais Petrópolis atua como unidade de atendimento ampliado para demandas agudas, ou seja, aquelas situações de saúde que surgem de forma repentina e precisam de atenção imediata, como febre, dor de garganta, sintomas gripais e respiratórios.
“O Cais Petrópolis está preparado para atender casos agudos e que exigem uma resposta rápida, mas que não configuram emergência hospitalar. Qualquer morador de Passo Fundo pode procurar o serviço levando um documento de identidade. A equipe realiza triagem e encaminha para o atendimento mais adequado, que pode ser médico, farmacêutico, de enfermagem ou odontológico”, explica a coordenadora de Recuperação à Saúde, Caroline Gosch.
Os Cais Petrópolis atende pessoas de todas as faixas etárias, porém, casos que envolvem acompanhamento contínuo da saúde do adulto, adolescente e da criança, como consultas de rotina e vacinação, devem ser feitos na UBS e demais Cais. “O município é responsável pela Atenção Básica à saúde, por isso as estruturas das UBSs e dos Cais servem justamente para garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços do seu dia a dia. Já os hospitais devem ser procurados apenas em situações graves com risco de agravamento imediato à saúde, como por exemplo infarto, insuficiência respiratória, AVC, acidentes de trânsito e quedas graves. Essa compreensão por parte da população é essencial para que cada serviço funcione com eficiência”, destaca Caroline.
A Secretaria de Saúde também disponibiliza um número de WhatsApp institucional, (54) 3316-1044, para esclarecer dúvidas da população sobre sua unidade de referência ou os locais corretos para atendimento.