Vacina da gripe está disponível em todas as salas de vacinação do município

Prefeitura já recebeu mais de 61 mil doses da vacina contra a influenza. A partir do dia 12 de maio a vacinação será aberta à população em geral

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe (influenza), com doses disponíveis em todas as 26 salas de vacinação do município. Até o momento, mais de 61 mil doses já foram enviadas ao município pelo Ministério da Saúde, com entregas realizadas entre o final de março e abril.

A imunização é voltada especialmente ao público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, com meta de cobertura vacinal de 90% para esse grupo. Fazem parte desse grupo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças armadas, segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e trabalhadores dos Correios.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Marisa Zanatta, destaca o compromisso de Passo Fundo com a imunização, tanto que a partir do dia 12 de maio a vacinação será aberta à população em geral, enquanto houver doses e insumos para aplicação. “Dessa forma solicitamos que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários possam buscar ainda esta semana, até domingo, a sua imunização”, alerta a coordenadora.

O município de Passo Fundo tem todas as vacinas do calendário básico, em todas as unidades de saúde que têm salas de vacinação, e a partir de segunda-feira a população fora do grupo prioritário pode buscar imunização ”, afirma.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS ou CPF, carteira de vacinação e um comprovante que comprove o enquadramento no grupo prioritário. Pessoas acamadas podem solicitar a vacinação domiciliar diretamente na unidade de saúde de referência.

A vacina contra a Covid-19 é administrada exclusivamente na Central de Vacinas, localizada no Centro, devido à baixa procura nas unidades. Atualmente, o município ainda possui doses, mas aguarda o envio da nova apresentação da vacina, sem previsão oficial de chegada.
Segundo a coordenação, quem estiver com sintomas gripais deve aguardar a melhora antes de se vacinar.

A vacina contra a influenza pode ser feita em 26 pontos da cidade, entre UBSs, ESFs e Cais, conforme os seguintes horários:
UBS e ESF: segunda a sexta-feira – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
Central de Vacinas: segunda a sexta-feira – das 8h às 18h
Cais: segunda a sexta-feira – das 8h às 18h30; sábado – das 8h às 11h
Cais Fragomeni: segunda a sexta-feira – das 8h às 21h30; sábado e domingo – das 8h às 19h30.