Vinte e três unidades tiveram notas acima de nove

A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária à saúde é avaliado e tem impacto no financiamento federal. Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do terceiro quadrimestre de 2023 do Previne Brasil, que previa a avaliação de sete indicadores fundamentais para o custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no país considerando pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
Mais da metade das unidades de saúde de Passo Fundo receberam nota acima de 9. “Este quadrimestre tivemos 23 unidades com notas acima de 9. Com destaque à UBS Independente, que ficou com 9,9. Estamos em uma constante evolução e qualificação da APS no município. Agradecemos e parabenizamos o empenho e comprometimento do trabalho de cada profissional de nossas unidades”, aponta a secretária de Saúde, Cristine Pilati.
O programa Previne Brasil, instituído em 2019, estabelece o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde, com repasse de recursos constituído em 4 componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
“A partir do resultado dos indicadores, é calculada uma nota que mensura o desempenho do município, chamado de Indicador Sintético Final (ISF), que também determina o valor do incentivo financeiro do pagamento por desempenho, e não pelos indicadores individualizados. O ISF varia de zero a 10, segundo seus respectivos parâmetros e pesos, correspondendo a porcentagem do recurso máximo do Pagamento por Desempenho. Nesse sentido, se o município alcançar a nota 5,0, receberá 50% do recurso possível”, esclarece Cristine.
Os incentivos abrangem características específicas de acordo com a necessidade de cada município. Esses incentivos contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na APS e na Rede de Atenção à Saúde.
Passo Fundo está aderido às seguintes ações e programas:
- Programa Saúde na Escola (PSE);
- Informatiza APS;
- Atenção integral à saúde dos adolescentes em situação de privação de liberdade;
- Equipe de Atenção Primária Prisional (eAPP);
- Equipe de Saúde Bucal (eSB);
- Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
- Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) - aguardando credenciamento pelo Ministério da Saúde;
- Estratégia de Saúde Cardiovascular (ECV) na APS.
- PIM Programa Primeira Infância Melhor
A Prefeitura trabalha também os Programas que o Estado tem de referência para Saúde, dentre eles:
Rede Bem Cuidar,
Farmácia Mais,
Geração Consciente.
Confira a 23 unidades com nota superior a 9
UBS INDEPENDENTE
UBS JARDIM AMÉRICA
ESF JERONIMO COELHO
ESF NENÊ GRAEFF
SAÚDE RURAL
ESF 1º CENTENÁRIO
ESF DONÁRIA
UBS SANTA RITA
ESF VALINHOS
UBS J. A. ZACHIA
UBS N. S. APARECIDA
ESF PLANALTINA
ESF SÃO JOSÉ
ESF JABOTICABAL
UBS IVO FERREIRA
UBS NONOAI
ESF SANTA MARTA
UBS VILA ANNES
ESF ADIRBAL CORRALO
UBS CAIS HÍPICA
ESF J. A. ZACHIA
ESF VILA MATTOS
UBS P. FARROUPILHA