Prefeitura recebe prêmio estadual de proteção à infância

Pelo segundo ano consecutivo, estagiária foi premiada por seu trabalho nos projetos de visitação domiciliar

A proteção à infância é uma das políticas prioritárias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, tendo como ações o fortalecimento do Meu Bebê, Meu Tesouro, que presta este atendimento materno-infantil, acompanhando as mães e seus bebês até um ano da criança.

Ele é um programa para reduzir a mortalidade infantil, fortalecer os vínculos entre as mães e os bebês e garantir acompanhamento médico e pediátrico na Rede Municipal de Saúde. O Meu Bebê, Meu Tesouro é a proposta da Prefeitura que atende gestantes e bebês desde antes do nascimento, com ações direcionadas para a saúde da mulher e do recém-nascido. Além disso, a iniciativa também contempla ações educativas e assistenciais que beneficiem o binômio mãe e filho.

Neste sentido, de atividades exercidas em prol da saúde da primeira infância, pelo segundo ano consecutivo, a estagiária da Prefeitura de Passo Fundo, Alice Pereira da Silva, recebeu o Prêmio Salvador Célia, como a melhor Visitadora da Macrorregião Norte, assim como a melhor do Rio Grande do Sul. Em sua 13ª edição, o evento ocorreu em Porto Alegre, no dia 20 de novembro.

Esse prêmio diz respeito aos projetos Primeira Infância Melhor e Criança Feliz, financiados pelo governo estadual e federal respectivamente. Esses projetos têm como finalidade realizar o atendimento de gestantes e crianças de até seis anos que estão em situação de vulnerabilidade social. Assim, os visitadores realizam visitas domiciliares nas periferias da cidade para auxiliar no desenvolvimento infantil saudável e no fortalecimento dos vínculos familiares.

Alice é acadêmica de Psicologia na Universidade de Passo Fundo e faz parte do PIM no município. “Esse projeto tem uma função fundamental na redução da desigualdade social e que para garantir o futuro das crianças não basta um ambiente estimulante na primeira infância, mas é preciso garantir que as mesmas tenham assegurados seus direitos de acesso à saúde, educação, moradia digna, alimentação saudável e proteção contra todas as formas de exploração e violência. Só assim é possível construir um mundo onde cada criança possa crescer com amor, segurança e sobretudo, com oportunidades”.

O evento da premiação contou com a participação do governador Eduardo Leite e de diversos outros representantes.