Programa beneficia estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Passo Fundo realizou na manhã desta segunda-feira (23) a entrega de óculos do programa Olhar de Criança, para crianças da educação infantil que frequentam a escola André Zaffari.
Conforme o prefeito, Pedro Almeida o programa tem possibilitado um diagnóstico precoce, auxiliando em uma melhor aprendizagem das crianças. “Estamos com o Olhar de Criança detectando e identificando precocemente a dificuldade de visão para que as crianças possam receber os óculos e aprender melhor. O programa vai se consolidando e temos conseguido auxiliar muitas famílias”, afirmou o prefeito.
A diretora da EMEI André Zaffari, Eliana Casagranda, ressalta os benefícios do programa para as crianças. “Este programa é importante e está muito bem estruturado, pois, é na educação infantil que estão sendo verificados e identificados problemas que antes eram vistos apenas no ensino fundamental, quando os alunos, muitas vezes, não conseguiam progredir na leitura e na escrita por uma dificuldade. Então estas crianças hoje estão sendo privilegiadas por conta deste projeto”, descreve.
A mãe do Theodoro, 4 anos, Cristiane Dal Conte, explica que o menino não tinha queixa com relação à visão, o que a surpreendeu com o resultado da consulta. “Ele tem um grau pequeno e, se continuar usando corretamente, talvez não precise mais dos óculos no futuro. Achei bem bacana o programa, pois nos auxiliou e é mais uma das várias coisas que a Prefeitura tem proporcionado para os alunos”, relatou.
Programa Olhar de Criança
O Programa “Olhar de Criança” foi criado em 2014, para levar atendimento oftalmológico às crianças de três a seis anos da rede de ensino do município através da Prefeitura Municipal em parceria com o Hospital de Olhos.
As escolas foram mapeadas por regiões e são elencadas dez escolas de cada vez para realizar o teste de acuidade e, consequentemente, a consulta. Foi firmado também o contrato com a Ótica Aline.
Desde a assinatura do novo contrato, em julho deste ano, foram atendidas três escolas, sendo realizados 770 testes de acuidade visual e encaminhadas para consulta 173 estudantes, onde compareceram 126 estudantes e confeccionados 71 óculos.
Das escolas elencadas faltam ser atendidos 114 estudantes, que já tiveram disponibilizadas duas datas de consulta pelo Hospital de Olhos: 11 e 25 de novembro.